| 
| Estágios e dissertações Estágios no país e dissertações2018-2019
  Joana Nascimento - Conservação e restauro da pintura mural da Câmara Municipal de Braga e Igreja dos Terceiros – BragaMarta Alexandra da Silva Costa - Pintura sobre pedra: intervenção nos arcos das capelas laterais da igreja de S. Félix da MarinhaCatarina Mendes da Cunha - Estudo e intervenção no património móvel pétreo – Esculturas de pedra do Convento de CristoNuno Monteiro Pereira - Estudo e intervenção no património edificado: Quinta 
    da CardigaLara Macena - Conservação e restauro de um painel de azulejos do 
    século XVIIICatarina Melo Coelho - A notoriedade das intervenções de conservação 
    e restauro em painéis 
    azulejares - Entre a necessidade de conservação e a devolução da leituraLuciana Alexandra Pereira Barros - Estudo de materiais e técnicas aplicadas em papéis perfurados e intervenção num exemplar de bordado com missangasKarla Oliveira Grimaldi - Policromia sobre madeira e pedra. Estudo e intervenção 
    de 3 esculturas do Convento de Cristo – TomarAna Rosa Antunes de Leandro Carita - Estudo e intervenção de duas esculturas barrocas em madeira policromada daIgreja Matriz de Águas Belas (concelho de Ferreira do
 Zêzere)
Mónica Duarte Gonçalves Jorge - A contemporaneidade no restauro. Estudo e intervenção de conservação e restauro de três pinturas abstractas do Mestre Cargaleiro 2017-2018
  Beatriz do Vale Neves Gouveia – Veloso Salgado: estudo e intervenção de conservação e restauro do espólio doado ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado Inês Abrantes Ferreira Santos – Implementação de um plano de conservação preventiva do Palácio da Quinta da Regaleira: o caso da Colecção Maçónica Pisani BurnayMariana Gonçalves Pereira da Silva – Problemas de conservação em pintura de cavalete: 
    estudo e intervenção de um retrato de benfeitor, do 
    século XIXMarta Raquel Dias Paulino – Estudo e Intervenção da Pintura Central da Nave da Igreja 
    de Nossa Senhora do LoretoPatrícia Marques da Costa – Estudo e intervenção de uma pintura sobre telaTatiana Filipa da Costa Brás – A utilização da casca de arroz como carga em pastas de preenchimento para a 
    conservação e restauroLuciana Alexandra Pereira Barros – Estudo de materiais e técnicas aplicadas em papéis perfurados e intervenção numexemplar de bordado com missangas
 2016-2017
  Ana Margarida Martins Gil – Quatro Estações (Séc. XVII?) - Estudo e intervenção de conservação e restauro das pinturas Primavera e Outono do conjunto Quatro Estações, do espólio do Museu Municipal João de Castilho - TomarCatarina Melo Coelho – A notoriedade das intervenções de conservação e restauro em painéis azulejares - Entre a necessidade de conservação e a devolução da leituraRosália Maria Gambão Ávila de Matos – Lago dos Dragões: Intervenção de uma fonte no Palácio Nacional de QueluzMarta Sofia Luz Matos – Foxing - Um fenómeno recorrente em papéis de épocas e características morfológicas similares. Tratamento e estudoDiogo Valente Marques – Conservação e Restauro de Bens Móveis Integrados e Móveis em Madeira Dourada e Policromada - Retabulística, Escultura e TalhaMarco António Amaral da Rocha – Quinta da Cardiga: pressupostos para a Conservação e Restauro. Estudo e intervenção de uma fonte ornamentalMiriam Rafaela dos Santos Figueiredo – Estudo e intervenção de conservação e restauro da bandeira processional representando Nossa Senhora da Misericórdia vs. Nossa Senhora da Piedade, pertencente à coleção da Santa Casa da Misericórdia de TomarCatarina Mendes Cunha – Estudo e intervenção no património móvel pétreo - Esculturas de pedra do Convento de CristoMarta Alexandra da Silva Costa – Pintura sobre pedra: intervenção nos arcos das capelas laterais da igreja de S. Félix da MarinhaNuno Monteiro Pereira – Estudo e intervenção no património edificado: Quinta da Cardiga 2015-2016
			Ana Cristina Seco de Morais – Estudo
			e tratamento de conservação e restauro de um biombo oriental
			em madeira policromada		Ana Isabel Agostinho Rodrigues – Conservação e Restauro
			de Mobiliário – Igreja de S. Domingos (Viana do Castelo)		Ana Mafalda B. L. Alegre  – O Castelo de S. Jorge – Pressupostos
			para um Plano de Intervenção de Conservação e
			Restauro no Castelejo		Ana Margarida Anastácio – Estudo e Intervenção
			de um Contador Indo-portugues, de Produção Mogol, do Século
			XVII (?)		Anabela Ferreira Alves – Conservação e Restauro do Retábulo
			da Capela do Espírito Santo da Azinhaga, Golegã		Bárbara Martins Corvelo – Estudo e intervenção
			de conservação e restauro de duas pinturas sobre madeira: Natividade
			e Circuncisão do Menino, atribuídas ao Mestre de Romeira		Eva Maria Marçal Pereira – Caracterização de Argamassas
			Antigas do Convento de Cristo de Tomar: Estudo Comparativo Entre
		Algumas Fases Construtivas		Helena Isabel Agostinho Rodrigues – Conservação e Restauro
			de Mobiliário – Igreja de S. Domingos (Viana do Castelo)		Joana Maria Guerra Rodrigo Leiria Pires – Estudo e intervenção
			de duas pinturas contemporâneas de Joaquim Rodrigo - C10 e Vermelho
			x Azul n.º 6		Mónica Duarte Gonçalves Jorge – A contemporaneidade no
			restauro. Estudo e intervenção de conservação
			e restauro de três pinturas abstractas do Mestre Cargaleiro		Nuno Nolasco Cardoso da Silva Roça – Conservação
			e Restauro de um Conjunto de Quatro Esculturas Expostas no Jardim
		do Museu Nacional de Arte Antiga		Rafaela Carvalho Gomes – O Mobiliário Portátil: o Tabuleiro
			de Jogo, do Século XVII (?), Pertencente à Coleção
			do Palácio Nacional da Ajuda		Sílvia Catarina de Almeida Sá Fernandes – O Êxtase
			de Santa Maria Madalena - Estudo e intervenção da pintura de
			Domingos Vieira Serrão, pertencente ao Museu da Câmara Municipal
			de Tomar		Vânia Daniela da Cunha Sá Ribeiro Gonçalves – Bordado
			de missangas em papel perfurado de 1879: estudo e intervenção
			de conservação e restauro		Verónica Maria Cipriano Ribeiro – Josefa de Óbidos: Estudo
			e intervenção de Conservação e Restauro de uma
			pintura sobre tela representando a  "Lamentação sobre Cristo
			Morto" 2014-2015
	Aléxia Fuentes de Mendonça – A obra de Maria de Lourdes de Mello e Castro - Estudo e intervenção do retrato de D. Teotónio Vieira de Castro Ana Cristina Ferreira Rodrigues – Intervenção de conservação e restauro de um conjunto azulejar da Quinta da CardigaAna Rita Gama Esteves Ferreira Soares – Os livros do século XVI ao século XVIII da Colecção da Biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto: estudo material, técnico e levantamento do estado de preservação tendo em vista a sua conservação Ana Rosa Antunes de Leandro Carita – Estudo e intervenção de duas esculturas barrocas em madeira policromada da Igreja Matriz de Águas Belas (concelho de Ferreira do Zêzere) - Santa Ana Ensinando Nossa Senhora a Ler e S. JoséDébora Tiago Ribeiro Sarmento – Pentecostes: Estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga Érica Alexandra Fernandes Eires – O Tríptico da Vida de Cristo - Estudo e tratamento de pintura sobre madeira da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuída à oficina de Quentin MetsysJoão Miguel Valente Braz – Quatro Estações (Séc. XVII?) - Estudo e intervenção de conservação das pinturas Inverno e Verão, da colecção do Museu Municipal João de Castilho - Tomar Nuno Alexandre Alves Fonseca – A "Planta da Cidade de Tomar", de 1928, de Ilídio Cabral Campeão e José de Sousa Ribeiro - Estudo e intervenção de conservação e restauroNuno Gonçalo Pereira Augusto – Desenvolvimento de uma mesa de trabalho para a conservação e restauro de pintura sobre tela.Sara Isabel da Silva Botelho de Araújo – A conservação de azulejo de fachada na cidade do Porto: as práticas de reabilitação de edifícios com fachadas azulejadas 2013-2014
	Ânia Liberato Chasqueira – Estudo, conservação e divulgação do espólio cerâmico do Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho Cátia Vanessa Seara e Silva – Urania: a conservação e restauro de um teatro de marionetas do final do século XIXFilipa Antunes Formigo – Estudo iconográfico e técnico da faiança de CoimbraFrancesca Paba – Intervenção de duas  esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de  uma escultura em madeira policromada do Museu de AveiroIvone Oliveira Vaz – Licença de Obras de 1924 do Arquivo Municipal do Porto - Casa do Infante: intervenções de conservação e restauro em desenhos técnicos, impressões e papéis manuscritosMaria Margarida Toscano Lopes Dias Manarte – Conjunto escultórico da Sagrada Família atribuído à oficina de Machado de Castro - Estudo comparativo e intervenção de carácter conservativo >>> Sara Catarina Almeida Mariano – Estudo e intervenção de esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio, em Portalegre 2012-2013 
	Adriano José Mendes Machado – Quinta da  Anunciada Velha - antigo Convento Franciscano: estudo dos materiais de execução  e proposta de intervenção >>> Ana Cristina Ferreira Fonseca – A  representação do Anjo Custódio em Portugal – estudo e intervenção de uma  escultura em madeira policromada proveniente de Fronteira, Portalegre >>> Ana Cristina Machado – Estudo e intervenção de  códices dos séculos XVII - XVIII do Convento de Cristo, de Tomar >>> Ana Margarida Quinteira – Intervenção em  espólio pétreo do mosteiro de Santa Clara-a-Velha >>> Ana Sofia Moreira Tavares de Azevedo  – Intervenção e estudo comparativo de obras de  Joaquim Rodrigo – C4, Quintais, Vau2 e 6H (1952 a 1964) >>> Catarina Patrícia Alves Sério – Conservação e  Restauro de Talha da Igreja de Freixo de Numão >>> Cristina Margarida Salgueiro da Silva Reis – Estudo,  conservação e restauro e divulgação da cerâmica utilitária, do século XVI ao  século XVIII, da região de TomarJoana Sofia Quaresma Figueiredo Gonçalves – Conservação  e restauro de uma Trompa em marfim e participação no tratamento de conservação  e restauro de um Presépio com Maquineta e Trempe >>> João Miguel Reis Ramos – Estudo, diagnóstico e  conservação das esculturas em terracota da sala do capítulo do Mosteiro de  Alcobaça Lígia Salgueiro Coutinho Mateus – Estudo e  intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira, do Museu  Municipal de Tomar, representando uma natureza-morta >>> Luísa Casella – Atmosfera de Baixo Oxigénio Aplicada a Placas Autochrome em Exibição Mara Fabiana Portela Domingues – Conservação e  restauro do espólio cerâmico arqueológico da Gruta do Bacelinho – Alvaiázere (estágio complementar de estágio Erasmus)Sónia Patrícia Guedes Tavares – Estudo,  montagem e conservação e restauro das esculturas em terracota policromada no  espaço de reserva do Mosteiro de Alcobaça  2011-2012 
Daniela Morgadinho	– Conservação e Restauro de Mobiliário (estágio complementar de estágio Erasmus)  Helena Pereira	– Estudo de uma escultura Luso-Flamenga do século XV-XVI  >>> Hugo Teixeira	– Intervenção em escultura de madeira policromada - Cristo Crucificado (estágio complementar de estágio Erasmus) Inês Mendes	– Da Teoria à Prática: A Musealização do Património Desportivo. Intervenções de Conservação e Restauro na Reserva de Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica Marta Oliveira	– Conjunto escultórico em alabastro: seu estudo e intervenção  >>> Melissa Machado	– Estudo de esculturas do século XV em madeira, representando a Virgem entronizada, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa  >>> Rita Malaca	– Moagem a Nabantina - Património Industrial a Conservar e a Musealizar  >>> Sandra Almeida	– Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete Sara Nascimento	Intervenção em Materiais Pétreos: N.ª Sr.ª do Ó, do Museu Carlos Reis, e S. Joaquim e Sª Ana, da Igreja de Dornes  >>> Sílvia Luís	– Escultura de madeira policromada - Pietá (Nossa Senhora da Piedade)  >>>Susana Teixeira	– S. Roque: Estudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barroca  >>> Sylvie Ferreira	– Conservação e Restauro de pinturas de Columbano Bordalo Pinheiro  >>>  2010-2011  
Ana Isabel Vilas Boas Cordeiro	– A caixa de relógio de pé alto com pintura de acharoado  >>>Ana Rita Calcado Gonçalves Gordo	– A Anunciação. Estudo e conservação de uma pintura do séc. XVI  >>>Ana Sofia Caldeira		– Painel D. Nuno Álvares Pereira Carina Isabel dos Anjos Saraiva	– Conservação e restauro de escultura policromada  >>>Carolina Ribeiro de Carvalho	– Estudo da cor e de argamassas de revestimento de edifícios do centro histórico de Tomar  >>>Daniela Alves de Sousa	– Conservação e restauro de pergaminho Diana Pires	– Preservação de Colecções em Contexto de Arquivo - Projecto para a criação de um Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Leonel Costa		– Nossa Senhora da Assunção (escultura em madeira policromada) – Cristo Crucificado (escultura em cartapesta)  >>>Liliane Ribeiro		– Azulejaria de fachada de Ovar - Formas e agentes de alteração  >>> Rute Marques		– Museu Municipal de Óbidos - Preservação, Conservação e Restauro de Colecções Museológicas Sofia Vargas Costa	– Caracterização de suportes em papel vegetal Tânia Cláudia Soares e Esteves	– Painel de azulejos da Quinta Nova  >>> Estágios Erasmus 2013-2014
	 Raquel Saraiva Nogueira Diogo – Escuela Superior de Conservación y Restauración de BB.CC de Aragón, Espanha  2012-2013
Mara Fabiana Portela Domingues – Culturats Generalitat, Unidad de Conservación, Restoración e Investigación (IVC+r),  Valência 2011-2012
Daniela Morgadinho 	– Arcaz Restauración, Madrid Diana Pires – Studio of Conservation and Restoration of Paper, Bookbinding and Documents, Faculty of Art Restoration, University of Pardubice, Praga  (estágio extra-curricular) Hugo Teixeira – Restaurolid Ibérica, S.L., Valladolid Joana Madureira – Delegación Provincial de Cultura en Sevilla, Junta de Andalucía, Sevilla Rute Marques – Conservation Department of The National Museum Denmark’s, Copenhagen (estágio extra-curricular)  Sofia Costa (estágio extra-curricular)  2010-2011
Carina Milene Gomes dos Santos	– Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, MadridCarlos Manuel Paixão Henriques – Instituto del Patrimonio Cultural de España, Madrid Charlotte Weiss – Centre de Restauració de Béns Mobles de Catalunya, BarcelonaLiliana Isabel Amadeu Silva – Instituto del Patrimonio Cultural de España, Madrid Lúcia Leitão – Museo de Prehistoria de ValenciaTeresa Soares Raimundo– Instituto del Patrimonio Cultural de España, Madrid    |  |   |  |  |