Ana Rita Calcado Gonçalves Gordo
A Anunciação. Estudo e conservação de uma pintura do séc. XVI

Estágio

Local de estágio: Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa

Orientação: Carla Rego, Nazaré Tojal

Discussão pública: 20 de Dezembro de 2011

Resumo

O presente relatório refere-se ao estudo e conservação da pintura sobre madeira do século XVI, A Anunciação, pertencente ao Museu de Artes Decorativas Portuguesas, efectuado no âmbito do estágio para obtenção do grau de mestre em conservação e restauro, com especialização no perfil de património móvel, em pintura de cavalete.

Os objectivos do trabalho foram o estudo da pintura para tentar dissipar dúvidas sobre a sua autoria e a intervenção de conservação a fim de estabilizar os materiais constituintes.

Apresentam-se fundamentos teóricos de enquadramento da pintura quer na história, quer na história da arte portuguesa bem como a sua leitura iconográfica. A descrição e avaliação do estado geral de conservação da pintura e os métodos de exame auxiliares utilizados para obter informações sobre os materiais e técnicas usadas na sua execução são apresentados, tendo sido utilizados; luz rasante, radiação ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia.

A definição dos critérios, a proposta e metodologia de intervenção seguidas, assim como a indicação de parâmetros e meios aconselhados a serem seguidos pelo proprietário, para assegurar a manutenção do estado geral de conservação atingido, são também descritos.

Vários anexos foram elaborados para melhor esclarecimento das opções, a saber, tabela com a listagem de obras atribuídas ao Mestre da Lourinhã, artigos referentes ao código de ética E.C.C.O. que pautaram a definição dos critérios de intervenção, registos fotográficos efectuados aquando do levantamento de patologias, danos e alterações à vista desarmada e da utilização dos métodos de exame auxiliares acima referidos e, por último, fichas técnicas/segurança, dos materiais utilizados durante a intervenção de conservação.

Durante o decorrer deste estágio cumpriram-se os objectivos inicialmente propostos, tendo-se estabilizado os materiais dos estratos constituintes da pintura em questão e, ainda que carecendo de estudos mais aprofundados, arriscamos concluir que a pintura pertence à Escola do Mestre da Lourinhã.

Palavras-chave: Pintura portuguesa, séc. XVI, Mestre Lourinhã, conservação, exames auxiliares.

 

 
 
Webmaster