Intervenção no órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora da Graça em Tomar

O órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora da Graça (Tomar) produzido por Thomas de Martino (Organista da Capela Régia Napolitana), em Nápoles, em 1756, pertenceu ao Convento de Cristo antes de ter sido “mandado entregar” pela rainha D. Maria II, em 1836, à Santa Casa da Misericórdia de Tomar.
A caixa do instrumento, em madeira policromada, foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro pelo Laboratório de Conservação e Restauro de Madeiras do IPT, entre 2004 e 2009, sob a coordenação e direção técnica de Fernando dos Santos Antunes, com a participação de vários conservadores restauradores e alunos dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro e com a colaboração de vários docentes e técnicos do IPT.

A intervenção de conservação e restauro foi publicada no boletim Intervenções, Nº 7 de 2013.

Esta ação foi objeto de divulgação na comunicação social: Voz das Misericórdias.

Projeto Delfim Maya - Projeto TRAMA

O projeto "Delfim Maya: preservação, conservação, restauro e divulgação das obras em papel e esculturas de um artista esquecido" venceu a iniciativa "Projeto TRAMA", divulgou hoje a direção Regional de Cultura do Centro.
O projeto, da autoria da conservadora-restauradora Leonor da Costa Pereira Loureiro, foi o vencedor da iniciativa que, segundo a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) "tem como principal objetivo fomentar projetos de valorização patrimonial partindo da perspetiva da conservação e restauro e, simultaneamente, dar visibilidade à profissão".
O "Projeto Trama" é desenvolvido pela Associação de Conservadores-Restauradores de Espanha, em colaboração com a Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, inserida nas comemorações do Ano Europeu do Património.

Esta ação foi objeto de divulgação na comunicação social: Diário de Notícias.

Intervenção nos "Painéis de S. Vicente" da oficina de Garcia Fernandes

O antigo retábulo composto por uma pintura a óleo sobre madeira "Painéis de S. Vicente", da oficina de Garcia Fernandes, do Museu Municipal de Óbidos, vai ser intervencionado em contexto académico no âmbito do Mestrado em Conservaçao e Restauro.
Esta ação foi objeto de divulgação na comunicação social: Diário de Leiria.

Intervenção na pintura "Lamentação sobre Cristo Morto" de Josefa de Óbidos

A pintura sobre tela "Lamentação sobre Cristo Morto", de Josefa de Óbidos, da igreja de A da Gorda, em Óbidos, está a ser intervencionada no âmbito do estágio de mestrado de Verónica Ribeiro a decorrer durante o ano lectivo de 2015-2016.
Esta ação foi relatada em diversos órgãos de comunicação social: Correio da Manhã, Destak, Óbidos Diário, Diário de Leiria, O Mirante, MedioTejo.net, Tinta Fresca, Diário de Notícias, Jornal Oeste Online, Jornal de Óbidos.

Participação no programa Sociedade Civil, da RTP2

Ex-alunas e docentes dos cursos de Conservação e Restauro do IPT participaram no programa Sociedade Civil, da RTP2, de 18 de Maio de 2015, sobre Museus.

Ex-alunos do mestrado no programa Portugal em Direto, da RTP1

Ex-alunos do mestrado, envolvidos num projecto de investigação do IPT, surgem no programa Portugal em Direto, da RTP1, de 17 de Abril de 2014.

Entrevista de Carla Rego ao jornal O Mirante

Entrevista de Carla Rego, conservadora-restauradora e docente da Licenciatura e do Mestrado em Conservação e Restauro, ao jornal O Mirante, de 23 de Outubro de 2013. Notícia em formato PDF.

Estudo e conservação da imagem de Nossa Senhora de Fátima

Notícias sobre a deslocação ao IPT da escultura de Nossa Senhora de Fátima, da Capelinha das Aparições, em Fátima:

Jornal Expresso, de 8 de Junho de 2013. Notícia em formato PDF.

.

Jornal da Noite, SIC, de 8 de Junho de 2013.

Intervenção no painel “As profissões” de Cottinelli Telmo

Notícia sobre a intervenção no painel “As profissões”, de Cottinelli Telmo, da colecção da Fundação Museu Nacional Ferroviário, de 23 de março de 2013. Notícia em formato PDF.

Intervenção na Capela do Cabril, Torres Novas

Notícia sobre intervenção de conservação e restauro na Capela do Cabril, Torres Novas, e a respectiva apresentação pública, na Rede Regional, de 21 de fevereiro de 2013. Notícia em formato PDF.

Notícia sobre a Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar

Notícia sobre a conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar, intitulada “Recognised conservation training – Instituto Politécnico de Tomar” e entrevista com João Coroado, director do Departamento, publicada na Revista e_Conservation, n.º 3, Fevereiro de 2008, pp. 70-75. Artigo em formato PDF.

Entrevista de João Coroado à Revista País Positivo do Jornal Público

Entrevista de João Coroado, director do Departamento, intitulada "A comunidade é responsável por um património que é de todo nós" na Revista País Positivo, n.º 29, Maio de 2009, encarte do jornal Público, pp. 60-61. Artigo em formato PDF.

Webmaster