Publicações

Principais publicações (desde 2005) de docentes, não docentes e estudantes que colaboram nos cursos de Conservação e Restauro:

2019

  • António João Cruz, Luciana Barros, Leonor Loureiro, "Perforated cardboards: a support for embroidery used for various everyday objects in the Victorian age", Restaurator, 40(1), 2019, pp. 35-67, https://doi.org/10.1515/res-2018-0021
  • Eduardo Ferraz, José Gamelas, João Coroado, Carlos Monteiro, Fernando Rocha, "Recycling waste seashells to produce calcitic lime: characterization and wet slaking reactivity", Waste and Biomass Valorization, 10(8), 2019, pp. 2397-2414, https://doi.org/10.1007/s12649-018-0232-y

2018

  • António João Cruz, "Conservar Património: equilibrios en el presente", Revista PH, 95, 2018, pp. 210-215, https://doi.org/10.33349/2018.0.4235
  • António João Cruz, "Novas mudanças de uma revista em transformação", Conservar Património, 29, 2018, pp. 9-10, https://doi.org/10.14568/cp29fm2
  • António João Cruz, Erica Eires, Luís Dias, Teresa Desterro, Carla Rego, "Identification of vivianite, an unusual blue pigment, in a sixteen century painting and its implications", Color Research and Application, 43(2), 2018, pp. 177-183, https://doi.org/10.1002/col.22181
  • António João Cruz, Maria João Revez, Francisca Figueira, "Este número e os outros", Conservar Património, 28, 2018, pp. 9-10, https://doi.org/10.14568/cp28fm2
  • Leonor Loureiro, Frederico Henriques, Ana Bailão, "Delfim Maya: processos de recuperação e divulgação de um património artístico esquecido”, in Dinâmicas do Património Artístico: circulação, transformações e diálogos, Clara Moura Soares e Vera Mariz (ed.), Artis Press, 2018, pp. 124-129.
    1
  • Eduardo Ferraz, José Gamelas, João Coroado, Carlos Monteiro, Fernando Rocha, "Eggshell waste to produce building lime: calcium oxide reactivity, industrial, environmental and economic implications", Materials and Structures, 51, 2018, 115, https://doi.org/10.1617/s11527-018-1243-7

2017

  • António João Cruz, Maria Teresa Desterro, Erica Eires, Sónia Costa, Carla Rego, "Ser ou não ser Metsys: o desenho subjacente do Tríptico da Vida de Cristo, de Tomar, e a sua atribuição autoral", Artis - Revista de História da Arte e Ciências do Património, 5, 2017, pp. 104-113, http://www.ciarte.pt/textos/fichas/201707.html
  • António João Cruz, Francisca Figueira, Maria João Revez, "Sucessos de uma revista em 2017", Conservar Património, 26, 2017, pp. 7-9, https://doi.org/10.14568/cp26fm2
  • Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, "Qual o significado de algumas marcas incisas no reverso dos suportes de madeira de pinturas antigas?", Conservar Património, 26, 2017, pp. 91-101, https://doi.org/10.14568/cp2017014
  • Cristina Seco, António J. Cruz, Carla Rego, "A dessacralização de um biombo com características orientais em madeira policromada revelada através do estudo laboratorial e as suas implicações na intervenção de conservação e restauro”, ARTis ON, 5, 2017, pp. 67-75.
  • Nuno Fonseca, Leonor Loureiro, Teresa Amaral, "As marcas de água encontradas nos livros da estante XIV “Poetas Gregos, Latinos e Italianos”, da biblioteca do Palácio Nacional de Mafra", in Actas del XII Congreso Internacional História del Papel en la Península Ibérica, Tomo I, Asociación Hispánica de Historiadores del Papel, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira, 2017, pp. 381-409.
  • Leonor Loureiro, Vanessa Lopes, Beatriz Sousa, Luciana Barros, Laetitia Silva, Mila Gorny, Tatiana Brás, Catarina Macedo, "Conservação e restauro de desenhos e caricaturas de Delfim Maya: características e marcas de água encontradas nesses papéis do séc. XX", in Actas del XII Congreso Internacional História del Papel en la Península Ibérica, Tomo II, Asociación Hispánica de Historiadores del Papel, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira, 2017, pp. 433-456.
  • Carla Rêgo, "A difícil intervenção na pintura de São João de Cem Soldos, Tomar", in Eva Raquel Neves (ed.), Património Recuperado. Boas Práticas na Diocese de Santarém, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Lisboa, 2017, pp. 83-106.
  • Leonor Loureiro, "Primeiras abordagens para caracterização da obra gráfica de Delfim Maya", in Fátima Faria Roque (ed.), Delfim Maya. Escultor do Movimento. O Ribatejo na Obra de Delfim Maya, Câmara Municipal, Vila Franca de Xira, 2017, pp. 25-37.
  • António João Cruz, "Autêntico ou falso? Como podem os métodos laboratoriais ajudar a esclarecer", Público, 28(9829), 2017-03-17, p. 29.
  • António João Cruz, João Freitas Coroado, Agnès Le Gac, Catarina Miguel, Maria Luísa Carvalho, "Caracterização material da escultura de Nossa Senhora de Fátima", in João Freitas Coroado, Marco Daniel Duarte (ed.), Estudo Científico da Escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santuário de Fátima, Fátima, 2017, pp. 98-127.
  • Ana Rita Santos, Carla Rego, "Problemas de conservação, intervenção e recomendações", in João Freitas Coroado, Marco Daniel Duarte (ed.), Estudo Científico da Escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santuário de Fátima, Fátima, 2017, pp. 128-151.

2016

  • António João Cruz, Francisca Figueira, Maria João Revez, "A revista “Conservar Património” num ambiente de publicação internacional – a propósito da indexação na base de dados “Scopus”", Conservar Património, 24, 2016, pp. 7-10, doi:10.14568/cp24fm2.
  • Ana Cristina Seco de Morais, António João Cruz, Carla Rego, "O contributo da conservação e restauro para o conhecimento da história de um objecto: o caso de um biombo com características orientais em madeira policromada", Res Mobilis - Revista internacional de investigación en mobiliario y objetos decorativos, 5(6-I), 2016, pp. 173-187, doi:10.17811/rm.5.2016.173-187.
  • Maria Teresa Desterro, "O Conjunto Pictórico Oriundo da Capela-mor da Igreja do Convento das Trinas do Mocambo: Subsídios para o Seu Estudo", ARTis ON, 3, 2016, pp. 71-80.

  • Francesca Paba, Sara Mariano, Maria José Maçãs, Cláudia Falcão, Ricardo Triães, "“Barros de Portalegre” – Características Identitárias e Intervenções Posteriores à Produção uma Contribuição para a História do Restauro", ARTis ON, 3, 2016, pp. 253-260.
  • Maria Aguiar, Ana Calvo Manuel, António João Cruz, "As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa", in Maria João Neto, Marize Malta (ed.), Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2016, pp. 225-234.

  • Leonor Loureiro, Cátia Silva, Ana Catarina Rosa, "Chromatic reintegration of 20th century monochrome photographs showing plain and textured paper surfaces", in Ana Bailão, Frederico Henriques, Ana Bidarra (ed.), RECH3: Postprints, Escola Artística e Profissional Árvore, Porto, 2016, pp. 113-122

  • António João Cruz, Maria Teresa Desterro, “O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar”, Conservar Património, 23, 2016, pp. 97-101, doi: 10.14568/cp2015026
  • Erica Eires, António João Cruz, Carla Rego, “O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no 'Tríptico da Vida de Cristo', da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys”, Conservar Património, 23, 2016, pp. 79-88, doi:10.14568/cp2015025
  • Cristina Costa, Leonor Loureiro, "Learning by Experimentation: children laboratory experiences at the higher environment of the Polytechnic Institute of Tomar", International Journal of Learning and Teaching, 8(2), 2016, pp. 119-128
  • Leonor Loureiro, Ricardo Triães, Cláudia Falcão, "Educational tools for involving higher degree students within the Project Creative Conservation", New Trends and Issues
    Proceedings on Humanities and Social Sciences
    , 8, 2016, pp. 32-40.

2015

  • Vítor Gaspar, A Pintura Quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim, Museu de Lamego, Lamego, 2015
  • Fernando Costa, Renata Faria Barbosa, "Alterações Construtivas no Claustro da Micha do Convento de Cristo em Tomar", Al-Madan Online, 19(2), 2015, pp. 49-54
  • Cátia Silva, Leonor Loureiro, Fernando Antunes, "Inpainting a Urania 19th century toy theatre: problems and solutions", in Ana Bailão, Frederico Henriques, Ana Bidarra (ed.), 2nd International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, RECH2. Proceedings of the 2nd Conference, Escola Artística e Profissional Árvore, Porto, 2015, pp. 240-260
  • C. Barata, F. Rocha, A. J. Cruz, S. Andrejkovicová, S. Reguer, "Synchrotron X-ray diffraction of bole layers from Portuguese gilded baroque retables", Applied Clay Science, 116–117, 2015, pp. 39-45, doi:10.1016/j.clay.2015.08.012
  • António João Cruz, "A Química aplicada ao estudo das obras de arte: o passado e os desafios do presente", Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 137, 2015, pp. 43-52
  • António João Cruz, Carla Rego, "Para a história do restauro de pintura em Portugal: as antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de Portugal", Ge-Conservación, 7, 2015, pp. 5-13

2014

  • Cláudia Falcão, Ricardo Triães, Adriano Machado, Cristina Reis, Sónia Tavares, João Ramos, "Retouching a monumental terracotta sculpture. Meeting The Viewer's Needs", in Ana Bailão, Frederico Henriques, Ana Bidarra (ed.), 2nd International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, RECH2. Proceedings of the 2nd Conference, Escola Artística e Profissional Árvore, Porto, 2015, pp. 71-91
  • Virgílio Hipólito Correia, Ida Buraca, Ricardo Triães, César Oliveira, "Identificação de uma produção de ânforas romanas no norte da Lusitânia", Revista Portuguesa de Arqueologia, 18, 2015, pp. 225-236
  • Virgílio Hipólito Correia, Ida Buraca, Ricardo Triães, Alfredo Araújo, César Oliveira, "Identification of a production of roman amphorae in Northern Lusitania", in César Oliveira, Rui Morais, Ángel Morillo Cerdán (ed.), Archaeoanalytics – Chromatography and DNA Analysis in Archaeology, Munícipo de Esposende, Esposende, 2015, pp. 225-236
  • Ricardo Triães, Luís Santos, João Coroado, Fernando Rocha, "Deterioration of the “Quinta Nova Torres Vedras” wall tile panel – an analytical approach", News in Conservation, 41, 2014, pp. 7-11
  • Joana Magalhães, Ana Guilherme, Salete da Ponte, Ricardo Triães, Luísa Carvalho, João Coroado, Fernando Rocha, "As faianças da Rua Pedro Dias, em Tomar Estudo composicional, tipológico e decorativo", in Susana Varela Flor (ed.), A Herança de Santos Simões. Novas Perspectivas para o Estudo da Azulejaria e da Cerâmica, Edições Colibri, Lisboa, 2014, pp. 331-342
  • Miguel Cabral de Moncada, "A importância dos Museus e dos Palácios Nacionais para o Mercado de Arte em Portugal", in Museus, Palácios e Mercados de Arte, Scribe, Lisboa, 2014, pp. 11-23
  • Miguel Cabral de Moncada, "Coleccionadores de Mobiliário Lusíada uma Realidade com Cinco Séculos: Homenagem a Francisco Ernesto de Oliveira Martins", Artis - Revista de História da Arte e Ciências do Património, 2, 2014, pp. 48-59
  • Miguel Cabral de Moncada, "O gosto pelo «ultramarino» no Portugal dos séculos XVI e XVII e a sua influência na Europa", in Ana Duarte Rodrigues (ed.), O Gosto na Arte – Idade Moderna, Scribe, Lisboa, 2014, pp. 8-26
  • Fernando Sanchez Salvador, Tatiana de Sousa Coelho, "Estaus e a Malha Urbana Generativa – Tomar", O Ideário Patrimonial, 2, 2014, pp. 81-100
  • Fernando Costa, Marta Oliveira, "Tratamento conservativo de um conjunto de estelas medievais", Anuário do Património, 2, 2014, pp. 78-85
  • Raquel Diogo, Elena Aguado-Guardiola, Fernando Costa, João Coroado, "An approach to cleaning methods and materials for painted alabaster. The relief of Saint Jerome Penitent from the Cathedral of Salvador in Zaragoza (Spain)", CeROArt, HS-Teaching Conservation-Restoration, 2014
  • Ana Brito, Ana Calvo, António João Cruz, "Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 248-274, doi: 10.7559/ecr.6.7519
  • Sandra Saraiva, António João Cruz, Ana Calvo, "Desenvolvimento de uma metodologia para a interpretação de espectros de microfluorescência de raios x dispersiva de energia (EDXRF): análise de um conjunto de pigmentos de referência e estudo da sua composição elementar", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 115-139, doi: 10.7559/ecr.6.7514
  • Maria João Sousa, António João Cruz, Ana Calvo, "Estudo técnico e material do suporte das pinturas de Diogo Teixeira realizadas para o Mosteiro de Arouca", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 38-59, doi: 10.7559/ecr.6.7523
  • José Mendes, António João Cruz, António José Candeias, José Mirão, “Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves”, in Begoña Farré Torras (ed.), IV Congresso de História da Arte Portuguesa, Lisboa, Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 2014, pp. 225-231
  • António João Cruz, Carla Rego, "Scientific study of an 18th century Portuguese painting on canvas and their old restoration: problems of date and authenticity of the current image", International Journal of Conservation Science, 5(4), 2014, pp. 479-492
  • Eduardo Ferraz, Slávka Andrejkovicová, Ana L. Velosa, António S. Silva, Fernando Rocha, "Synthetic zeolite pellets incorporated to air lime-metakaolin mortars: mechanical properties", Construction & Building Materials, 69, 2014, pp. 243-252. DOI: 10.1016/j.conbuildmat.2014.07.030
  • H. P. Melo, A. J. Cruz, A. Candeias, J. Mirão, A. M. Cardoso, M. J. Oliveira, S. Valadas, "Problems of Analysis by FTIR of Calcium Sulphate–based Preparatory Layers: the Case of a Group of 16th-century Portuguese Paintings", Archaeometry, 56(3), 2014, pp. 513-526. DOI: 10.1111/arcm.12026
  • António João Cruz, "Quem pode fazer conservação e restauro do património?", Público, 25(8764), 2014-04-10, p. 49.
    1
  • José A. F. Gamelas, Eduardo Ferraz, Fernando Rocha, “An insight into the surface properties of calcined kaolinitic clays: the grinding effect”, Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects, 455, pp. 49-57. DOI: 10.1016/j.colsurfa.2014.04.038
  • Slávka Andrejkovicová, Ana L. Velosa, Eduardo Ferraz, Fernando Rocha, “Influence of clay minerals addition on mechanical properties of air lime-metakaolin mortars”, Construction & Building Materials, 65, 2014, pp. 132-139. DOI: 10.1016/j.conbuildmat.2014.04.118

2013

  • Luís U. Afonso, António João Cruz, Débora Matos, "O livro de como se fazem as cores or a medieval Portuguese text on the colours for illumination: a review", in Ricardo Córdoba (ed.), Craft Treatises and Handbooks: The Dissemination of Technical Knowledge in the Middle Ages, Turnhout, Brepols, 2013, pp. 93-105. DOI: 10.1484/M.DDA-EB.5.102148
  • Maria Teresa Desterro, “O Mestre de Abrantes (Cristóvão Lopes(?) e os pintores da sua 'entourage'. Continuidades e rupturas num tempo de mudança”, in Isilda Jana, Gustavo Portocarrero, Davide Delfino (ed.), Actas das II e III Jornadas Internacionais do MIAA - Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Abrantes, Câmara Municipal de Abrantes, 2013, pp. 79-89
  • Maria Teresa Desterro, "Francisco de Campos, autor do ignoto retábulo pictórico do Nasher Museum of Art of Duke University de Durham (Carolina do Norte – EUA)", Artis, Revista do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras, 2ª série, 1, 2013, pp. 76-83
  • S. Andrejkovičová, A. Velosa, A. Gameiro, E. Ferraz & F. Rocha, “Palygorskite as an admixture to air lime-metakaolin mortars for restoration purposes”, Applied Clay Science, 83-84, 2013, pp. 368-374, DOI: 10.1016/j.clay.2013.07.020
  • Maria José Oliveira, Vanessa Antunes, Vítor Serrão, António Candeias, Ana Isabel Seruya, José Mirão, João Coroado, "Caracterização material da camada preparatória de pintura portuguesa por u-XRD e SEM-EDS", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 39-44
  • Catarina Miguel, Vanessa Antunes, Vitor Serrão, Ana Isabel Seruya, João Coroado, António Candeias, "Estudo das formulações proteicas das camadas de preparação de um conjunto de retábulos Portugueses dos séculos XV-XVI por micro-FTIR - uma abordagem quimiométrica", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 45-54
  • Vanessa Antunes, Vitor Serrão, Maria José Oliveira, Luís Dias, António Candeias, José Mirão, João Coroado, Maria Luísa Carvalho, Ana Isabel Seruya, "Técnicas e materiais de preparação na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 55-74
  • João Coroado, Vanessa Antunes, Vitor Serrão, Maria José Oliveira, Luís Dias, António Candeias, José Mirão, Luísa Carvalho, Ana Isabel Seruya, "Presença de celestite nos retábulos portugueses", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 75-83
  • Ana Calvo, Sonia Santos, Margarita San Andrés, Maria João Sousa, António João Cruz, "Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la península ibérica", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 95-106
  • José Mendes, António João Cruz, Maria Luísa Carvalho, António José Candeias, José Mirão, "As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 107-114
  • Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, António Candeias, José Mirão, Ana Margarida Cardoso, Sara Valadas, "Os estratos preparatórios nas obras do pintor eborense Francisco João (act. 1563-1595)", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 143-153.
  • Maria Teresa Desterro, "A obra pictórica de Francisco de Campos: enquadramento histórico-artístico", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 193-202
  • Vitor Serrão, Vanessa Antunes, Maria José Oliveira, Luís Dias, Sónia Costa, Luís Piorro, António Candeias, José Mirão, João Coroado, Maria Luísa Carvalho, Ana Isabel Seruya, "Considerações técnicas, materiais e artísticas sobre o retábulo da Misericórdia de Almada e o seu pintor", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 259-271
  • António João Cruz, "A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 297-306
  • Dina M. R. Mateus, Renata B. Silva, Fernando M. C. Costa, João P. F. Coroado, "Diversidade microbiológica do edifício da Sacristia Incompleta do Convento de Cristo, em Tomar, e avaliação do seu controlo por biocidas", Conservar Património, 17, 2013, pp. 11-20
  • João Coroado, Ricardo Triães, Cecília Gil, Eduardo Ferraz, Fernando Rocha, "Estudos para a Conservação das Esculturas Monumentais em Terracota do Mosteiro de Alcobaça: Projecto Tacelo", in José Albuquerque Carreiras (ed.), Mosteiros Cistercienses. História, Arte, Espiritualidade e Património, vol. 1, Alcobaça, Jorlis, 2013, pp. 105-118
  • Marta Oliveira, "Study of the degradation of 18th century alabaster sculptures through accelerated aging on test samples", CeROArt, EGG-2012 - Parcours, 2013
  • Helena Pereira, "Saint John at Calvary: technical and material study of a polychrome wood sculpture", CeROArt, EGG-2012 - Parcours, 2013
  • António João Cruz, “Conservation Publications - IIC member's reviews of international periodicals: Portugal”, News in Conservation, 35, 2013, pp. 17-19
  • Carolina Barata, Jorgelina Carballo, António João Cruz, João Coroado, Maria Eduarda Araújo, Maria Helena Mendonça, “Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca”, Química Nova, 36(1), 2013, pp. 21-26. DOI: 10.1590/S0100-40422013000100005

2012

  • Clara Moura Soares, Rute Massano Rodrigues, António João Cruz, Carla Rego, “Conservação e destruição de pinturas dos conventos extintos em Portugal durante o século XIX”, ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 4, 2013, pp. 231-248
  • Maria João Sousa, António João Cruz, “Materiais e técnica do painel representando a Visitação executado para o retábulo da capela de Santa Isabel (Porto), pelo pintor maneirista Diogo Teixeira”, ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 4, 2013, pp. 210-230
  • C. M. Soares, R. M. Rodrigues, A. J. Cruz, C. Rego, “Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel painting in the 19th century”, International Journal of Heritage in the Digital Era, 1(S1), 2012, pp. 283-288. DOI: 10.1260/2047-4970.1.0.283
  • João Coroado, Ricardo Triães, Cecília Gil, Fernando Rocha, "Projecto Tacelo: estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do Mosteiro de Alcobaça", in Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Eduarda Vieira (ed.), Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, CITAR, 2012, pp. 25-39
  • Carolina Barata, António João Cruz, Fernando Tavares Rocha, “Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do Noroeste de Portugal – primeiros resultados”, in Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Eduarda Vieira (ed.), Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, CITAR, 2012, pp. 40-50
  • António João Cruz, “Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”, in Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Eduarda Vieira (ed.), Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, CITAR, 2012, pp. 15-24
  • Daniela Soares Morgadinho, Fernando dos Santos Antunes, "Estudo integrado a propósito da conservação e restauro de um altar portátil com representação simbólica da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo", Revista CPC, 14, 2012, pp. 106-138
  • A. Guilherme, G. Buzanich, M. Radtke, U. Reinholz, J. Coroado, J. M. F. Dos Santos, M. L. Carvalho, "Synchrotron micro-XRF with Compound Refractive Lenses (CRLs) for tracing key elements on Portuguese glazed ceramics", Journal of Analytical Atomic Spectrometry, 27(6), 2012, pp. 966-974, DOI: 10.1039/C2JA30030C
  • Vera Lory, Francisca Figueira, António João Cruz, “Comparative study of washing treatments for pastel drawings”, Restaurator, 33(2), 2012, pp. 199-219. DOI: 10.1515/res-2012-0009
  • Ana Cudell, António João Cruz, Ana Martins, Jorgelina Carballo, Ana Calvo, Sandra Saraiva, “Materials and painting processes of Pedro Cabrita Reis: the artist’s memory versus materials analysis”, in S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 212-214
  • Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, João Coroado, Maria Eduarda Araújo, “Ground layers in Portuguese Baroque polychrome wooden sculptures: analytical results versus documentary sources”, in S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 200-201
  • Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, Jana Sanyova, António Candeias, José Mirão, Sara Valadas, “Regraxar or glazing: aspects of this technique in a group of Portuguese paintings attributed to Francisco João (active 1563–95)”, S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 195-197
  • Paulo Barreto Cachim, Miguel M. Morais, João Coroado, Nuno Lopes, Ana L. Velosa, "Behaviour of limecrete under fire conditions", Fire and Materials, 36(4), 2012, pp. 288-296, DOI: 10.1002/fam.1110
  • Slávka Andrejkovicová, Eduardo Ferraz, Ana L. Velosa, António S. Silva, Fernando Rocha, "Air lime mortars with incorporation of sepiolite and synthetic zeolite pellets", Acta Geodynamica et Geomaterialia, 9(1), 2012, pp. 79-91

2011

  • Margarida Valla, Maria Teresa Desterro, “A obra de arte como construção do Património”, Actas do Simpósio Património em Construção. Contextos para a sua Preservação, LNEC, Lisboa, 2011, pp.151-158
  • Maria Teresa Desterro, “Novas clientelas e novos destinatários na pintura portuguesa da segunda metade do século XVI – o poder das imagens”, in Actas do quinto ciclo de Conferências de Ciências da Arte: Arte e Sociedade, Lisboa, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2011, pp.82-99
  • M. J. Trindade, M. I. Dias, F. Rocha, M. I. Prudêncio, J. Coroado, "Bromine volatilization during firing of calcareous and non-calcareous clays: Archaeometric implications", Applied Clay Science, 53(3), 2011, pp. 489-499, DOI: 10.1016/j.clay.2010.07.001
  • A. Guilherme, J. Coroado, J. M.F. dos Santos, L. Lühl, T. Wolff, B. Kanngießer, M. L. Carvalho, "X-ray fluorescence (conventional and 3D) and scanning electron microscopy for the investigation of Portuguese polychrome glazed ceramics: Advances in the knowledge of the manufacturing techniques", Spectrochimica Acta Part B: Atomic Spectroscopy, 66(5), 2011, pp. 297-307, DOI: 10.1016/j.sab.2011.02.007
  • S. Andrejkovicová, E. Ferraz, A. L. Velosa, A. S. Silva, F. Rocha, "Fine sepiolite addition to air lime-metakaolin mortars", Clay Minerals, 46(4), 2011, pp. 621-635, DOI:10.1180/claymin.2011.046.4.621
  • António João Cruz, “On some problems of the relationship between Science and Conservation”, e-Conservation, 22, 2011, pp. 8-13
  • S. Valadas, A. Candeias, J. Mirão, D. Tavares, J. Coroado, Rolf Simon, A. S. Silva, M. Gil, A. Guilherme, M. L. Carvalho, "Study of Mural Paintings Using In Situ XRF, Confocal Synchrotron-µ-XRF, µ-XRD, Optical Microscopy, and SEM-EDS—The Case of the Frescoes from Misericordia Church of Odemira", Microscopy and Microanalysis, 17(5), 2011, pp. 702-709
  • Patrícia Mestre Marques de Carvalho, Fernando Rocha, João Coroado, "Materials and techniques used in polychrome and gilded decorative plasterwork from the Arabian Room of the Palácio da Bolsa (Oporto, Portugal)", in J. Bridgland (ed.), Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisbon, ICOM, 2011, paper 1701.
  • Leonor Loureiro, Mark Sandy, Andrew Manning, Ana Isabel Seruya, "European coated papers, 1850-1975: their identification for conservation purposes", in J. Bridgland (ed.), Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisbon, ICOM, 2011, paper 0608.
  • Ana Mendes, Ricardo Triães, João Coroado, Fernando Rocha, "The Renaissance set of twelve terracotta coloured and gilded bas-relief that represent Christ Passion - study and intervention", in J. Bridgland (ed.), Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisbon, ICOM, 2011, poster 0510.
  • Helena Pinheiro de Melo, Jana Sanyova, António João Cruz, "An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions", in J. Bridgland (ed.), Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisbon, ICOM, 2011, paper 0105.
  • Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “Green pigments: tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature”, in A. Macchia, E. Greco, B. A. Chiarandà, N. Barbabietola (ed.), YOCOCU. Contribute and Role of Youth in Conservation of Cultural Heritage, Rome, Italian Association of Conservation Scientist, 2011, pp. 323-334.

2010

  • A. Guilherme, S. Pessanha, M. L. Carvalho, J. M.F. dos Santos, J. Coroado, "Micro energy dispersive X-ray fluorescence analysis of polychrome lead-glazed Portuguese faiences", Spectrochimica Acta Part B: Atomic Spectroscopy, 65(4), 2010, pp. 328-333
  • Ana Cudell, Patrícia Moreira, Margarida Rossi, Ana Martins, Jorgelina Carballo, Manuela Pintado, Ana Calvo, António João Cruz, “Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos”, in Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2010, pp. 271-282.
  • Patrícia Monteiro, António João Cruz, “Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da ordem de Cristo”, in Luís Urbano Afonso (ed.),The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 237-286.
  • Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, “Theory vs practice: synthesis of red lead following ancient recipes”, in Luís Urbano Afonso (ed.),The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 201-210.
  • Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, “Theory vs practice: synthesis of white lead following ancient recipes”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 185-200.
  • António João Cruz, Patrícia Monteiro, “Sobre um tratado inédito de pintura da primeira metade do século XVII: o 'Breve Tratado de Iluminação', composto por um religioso da Ordem de Cristo”, in Luís Urbano Afonso (ed.),The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 147-169
  • António João Cruz, “Em busca da origem das cores de 'O Livro de Como se Fazem as Cores': sobre as fontes de um receituário português medieval de materiais e técnicas de pintura”, in Luís Urbano Afonso (ed.),The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 75-85
  • Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão Aguiar, António João Cruz, Ana Maria Calvo Manuel, Jorgelina Carballo Martinez, "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma artista esquecida num tempo de mudanças técnicas", in M. E. S. Carrasco, R. L. Romero, M. A. C. Díaz-Tendero, J. C. C. García (ed.), VIII Congreso Ibérico de Arqueometría. Actas, Teruel, Seminario de Arqueología y Etnología Turolense, 2010, pp. 113-122
  • Ana Bidarra, João Coroado, Fernando Rocha, "Contributos para o estudo da folha de ouro de retábulos Barrocos por microscopia óptica e electrónica", Ge-conservación, 1, 2010, pp. 183-191
  • Fernando dos Santos Antunes, "Conservação e restauro: sector da actividade económica versus domínio científico-tecnológico - uma realidade, uma ficção ou uma utopia?", Ge-conservación, 1, 2010, pp. 37-57
  • Ana Luísa Velosa, Rosário Veiga, João Coroado, Victor M. Ferreira, Fernando Rocha, "Characterization of Ancient Pozzolanic Mortars from Roman Times to the 19th Century: Compatibility Issues of New Mortars with Substrates and Ancient Mortars", in M. B. Dan, R. Prikryl, Á. Török (ed.), Materials, Technologies and Practice in Historic Heritage Structures, Berlin, Springer, 2010, pp. 235-257.
  • António João Cruz, “Luciano Freire (1864-1934)”, in Jorge Custódio (org.), 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, 2010, pp. 138-139.
  • António João Cruz, “O restauro de pintura em Portugal no tempo de Luciano Freire”, in Jorge Custódio (org.), 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, 2010, pp. 117-122.
  • Anabela Gomes Carvalho, Diego E. Angelucci, Mário Varela Gomes, João Paulo Pereira de Freitas Coroado, Maria Amélia Alves Rangel Dionísio, "Sobre a autenticidade de um achado: O caso da 'gravura rupestre' da Praia do Pedrógão, Leiria, Portugal", Conservar Património, 11, 2010, pp. 33-47.
  • António João Cruz, “O início da radiografia de obras de arte em Portugal e a relação entre a radiografia, a conservação e a política”, Conservar Património, 11, 2010, pp. 13-32.
  • Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, Maria Eduarda Araújo, “The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal”, International Journal of Conservation Science, 1(1), 2010, pp. 19-26
  • João Coroado, Eduardo Ferraz, Celso Gomes e Fernando Rocha, "Clays from Villa Nova da Rainha (Portugal): appraisal of their relevant properties in order to be used in construction ceramics", Acta Geodynamica et Geomaterialia, 7(2), 2010 pp. 1-12
  • António Santos Silva, Patrícia Adriano, Ana Magalhães, João Pires, Ana Carvalho, António João Cruz, José Mirão, António Candeias, “Characterization of historical mortars from Alentejo’s religious buildings”, International Journal of Architectural Heritage, 4(2), 2010, pp. 138-154
  • João Coroado, Helena Paiva, Ana Velosa, Victor Miguel Ferreira, "Characterization of Renders, Joint Mortars, and Adobes from Traditional Constructions in Aveiro (Portugal)", International Journal of Architectural Heritage, 4(2), 2010, pp. 102-114

2009

  • Carla Rêgo, Alexandre Fernandes, João Ribeiro, "A escultura de São Francisco Xavier da Sé Catedral de Santarém - Conservação e Restauro", in Santarém na Índia. D. António Pedro da Costa, Primeiro Bispo de Damão, Santarém, Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja - Diocese de Santarém, 2009, pp. 62-75
  • António João Cruz, “Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX”, ECR – Estudos de Conservação e Restauro, 1, 2009, pp. 93-112
  • Ana Bidarra, Carla Roçado, Pedro Antunes, João Coroado, "'Cristo ressuscitado' - A redescoberta de uma pintura", ECR – Estudos de Conservação e Restauro, 1, 2009, pp. 73-85
  • Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, “As cores de um painel do século XVI, da igreja matriz de Pavia (Mora, Évora), atribuído ao pintor Francisco João”, Conservar Património, 9, 2009, pp. 47-55
  • Maria-João Benquerença, N. F. C. Mendes, E. Castellucci, Vítor M. F. Gaspar, Francisco P. S. C. Gil, "Micro-Raman spectroscopy analysis of 16th century Portuguese Ferreirim Masters oil paintings", Journal of Raman Spectroscopy, 40(12), 2009, pp. 2135-2143
  • A. Guilherme, J. Coroado, M. Carvalho, "Chemical and mineralogical characterization on glazes of ceramics from Coimbra (Portugal) from the sixteenth to nineteenth centuries", Analytical and Bioanalytical Chemistry, 395(7), 2009, pp. 2051-2059
  • Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica”, in Livro de Anais. Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009, pp. 385-391
  • Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, Maria Eduarda Araújo, Vítor Teixeira, “Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal”, Imagem Brasileira, 4, 2009, pp. 203-208
  • António João Cruz, “Os materiais usados em pintura em Portugal no início do século XVIII, segundo Rafael Bluteau”, Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 7-8, 2009, pp. 385-405
  • Maria Teresa Desterro, "O retábulo pictórico da capela de Santa Catarina de Alpedrinha", Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 7-8, 2009, p. 131-144.
  • Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, "Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature", in A. Macchia, E. Borrelli, L. Campanella (ed.), YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage. Proceedings, Rome, Italian Association of Conservation Scientists - Italian Society of Chemistry, 2009, pp. 44-50
  • Marta Tamagnini Mendes, João L. F. Antunes, “Decaying and conservation of glazed ceramic panels”, in Conservation of Glazed CeramicTiles. Research and Practice, Lisboa, Abril 2009, LNEC, Lisboa, 2009, CD.
  • M. J. Trindade, M. I. Dias, J. Coroado, F. Rocha, “Mineralogical transformation of high calcarious clays with firing: A comparative study between calcite and dolomite rich clays from Algarve, Portugal”, Applied Clay Science, 42, 2009, pp. 345-355

2008

  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “D. Fr. Timóteo do Sacramento, Terceiro Bispo do Maranhão (1653-1713)”, in Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, Séculos XV-XVIII, Centro de História de Além-Mar – C.H.A.M., 2008
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “Luís Figueira, S.J., fundador da Missão Jesuítica do Maranhão (1574/6 - 1643)”, in Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, Séculos XV-XVIII, Centro de História de Além-Mar – C.H.A.M., 2008
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “Frei João de Santo Atanásio, O.F.M. (1659-1711), Missionário do Maranhão e Pará”, in Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, Séculos XV-XVIII, Centro de História de Além-Mar – C.H.A.M., 2008
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “D. Gregório dos Anjos, Primeiro Bispo de S. Luís do Maranhão (1677-1689)”, in Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, Séculos XV-XVIII, Centro de História de Além-Mar – C.H.A.M., 2008
  • Teresa Desterro, “O pintor maneirista Francisco de Campos (act. 1535-1580): influências e originalidades”, in O Largo Tempo do Renascimento – Arte, Propaganda e Poder, Ed. Caleidoscópio, Lisboa, 2008.
  • S. Valadas, D. Tavares, J. Coroado, A. S. Silva, J. Pedro, J. Mirão, A. Candeias, “Characterisation of the mural paintings from the Misericórdia Church of Odemira (Portugal)”, Materials Science Forum, 587-588, 2008, p. 1019-1023
  • Ricardo Triães, “Materiais do Sítio do Casal do Minhoto (Riachos, Torres Novas)”, Conimbriga, 47, 2008, pp. 71-80.
  • M. T. Mendes, J. L. F. Antunes, J. Coroado, “Conservation and restoration of glazed tiles. a study of setting mortars”, in HMC08 1st Historical Mortars Conference, LNEC, Lisboa, 2008, CD.
  • L. M. Ferreira, J. Coroado, V. P. Freitas, I. M. Olabarria, “Glazed wall tile and lime mortars in the city of Oporto (1850-1920). Symptoms and causes of degradation”, in HMC08 1st Historical Mortars Conference, LNEC, Lisboa, 2008, CD.
  • Carolina Barata, António João Cruz, Marta Ferro, “The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections”, e_conservation, 7, 2008, pp. 21-25
  • António João Cruz, Luís Urbano Afonso, “On the date and contents of a Portuguese medieval technical book on illumination: O livro de como se fazem as cores”, Medieval History Journal, 11(1), 2008, pp. 1-28
  • António João Cruz, João Pires, Ana P. Carvalho, M. Brotas de Carvalho, “Comparison of adsorbent materials for acetic acid removal in showcases”, Journal of Cultural Heritage, 9 (3), 2008, pp. 244-252
  • António João Cruz, João Pires, Ana Paula Carvalho, Manuela Brotas de Carvalho, “Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus - O caso do chumbo”, in Armando Coelho Ferreira da Silva, Paula Menino Homem (org.), Ligas Metálicas. Investigação e Conservação, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2008, pp. 91-105

2007

  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “Jean Philippe Bettendorff, Missionnaire à l’État du Maragnon au XVIIe.Siècle”,in Art Religieux et Croyances Populaires en Ardenne et Luxembourg, Bastogne, 2007.
  • Teresa Desterro, “O Tapete na obra pictórica de Francisco de Campos”, in Jessica Hallett, O Tapete Oriental em Portugal Tapete e Pintura, Séculos XV-XVIII, MNAA, Lisboa, 2007.
  • L. M. Ferreira, J. Coroado, “Argamassas betuminosas usadas como corte hídrico vertical na cidade do Porto (1850–1930)”, in 2.º Congresso Nacional de Argamassas de Construção, Lisboa, 2007, CD, comunicação 66/07.
  • João Pires, António João Cruz, “Techniques of Thermal Analysis Applied to the Study of Cultural Heritage”, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, 87 (2), 2007, pp. 411-415
  • Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, Maria Eduarda Araújo, “Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos”, Conservar Património, 6, 2007, pp. 21-30.
  • António João Cruz, “Pigmentos e corantes das obras de arte em Portugal, no início do século XVII, segundo o tratado de pintura de Filipe Nunes”, Conservar Património, 6, 2007, pp. 39-51.
  • António João Cruz, “A cor e a substância: sobre alguns pigmentos mencionados em antigos tratados portugueses de pintura - pigmentos amarelos”, Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 6, 2007, pp. 139-160
  • António João Cruz, “Em busca da imagem original: Luciano Freire e a teoria e a prática do restauro de pintura em Portugal cerca de 1900”, Conservar Património, 5, 2007, pp. 53-83
  • António João Cruz, “Os pigmentos naturais utilizados em pintura”, in Alexandra Soveral Dias, António Estêvão Candeias (org.), Pigmentos e Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências, Évora, Universidade de Évora, 2007, pp. 5-23
  • Ana Paula Carvalho, João Pires, António João Cruz, Lourdes Matias, “Estudo e caracterização de argamassas, cerâmicas arquitectónicas e materiais pétreos – o contributo da química”, Património – Estudos, 10, 2007, pp. 81-87
  • A. Pais, A. Pacheco, J. Coroado, Cerâmica de Coimbra, Edições Inapa, Lisboa, 2007.
  • A. L.Velosa, J. Coroado, M. R. Veiga, F. Rocha, “Characterisation of roman mortars from Conímbriga with respect to their repair”, Materials Characterization, 58 (11-12), 2007, pp.1208-1216

2006

  • A. Velosa, J. Coroado, F. Rocha, “Characterization of decay factors – Casa Major Pessoa, Aveiro”, in Heritage, Weathering and Conservation Conference HWC–2006, Madrid, 2006, vol. 2, pp. 945-952.
  • A. Paiva, E. Marques, A. Velosa, J. Coroado, J. A. Labrincha, V. M. Ferreira, “Preliminary studies on the development of lime based mortar for adobe masonry”, in Heritage, Weathering and Conservation Conference HWC–2006, Madrid, 2006, vol.1, pp. 103-108.
  • António João Cruz, “A oficina do artista, ou as relações entre a ciência e a arte a propósito de uma imagem”, Interacções, 3, 2006, pp. 87-101
  • António João Cruz, “Para que serve à história da arte a identificação dos pigmentos utilizados numa pintura?”, Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 5, 2006, pp. 445-462
  • António João Cruz, “Sobre o uso e o desuso de alguns termos relacionados com os materiais constituintes das obras de arte”, Conservar Património, 3-4, 2006, pp. 73-78

2005

  • M. L. Matias, A. P. Carvalho, J. Pires, A. J. Cruz, M. Ramalho, “Caracterização de argamassas antigas. Estudo de alguns exemplares da igreja de S. Gião (Nazaré)”, in 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, Instituto Superior Técnico, 2005, pp. 115-118
  • J. Lourenço, E. Ferraz, J. Coroado, “Metodologia para a determinação das vantagens de argamassas sob efeito pozolânico de metacaulinos”, in 1.º Congresso Nacional de Argamassas de construção, APFAC, Lisboa, 2005, CD, comunicação 49/05.
  • J. Coroado, C. Gomes, “Physico-chemical characterization of ceramic glazed wall tiles, dated of the 17th century, from the ‘Convento de Cristo’, in Tomar, Portugal”, in Understanding People Through Their Pottery. Proceedings of the 7th European  Metting of Ancient Ceramics, IPA, Lisboa, 2005, pp. 33 - 39
  • J. Batista, C. Gomes, J. Coroado, C. Marques, “Ensaios cerâmicos com materiais vulcânicos da ilha da Madeira: formulação de composições e potencialidades para o fabrico de cerâmica de construção”, in Livro de Actas XV Encontro Nacional de Engenharia Geológica e Minas. Ponta Delgada, 2005, pp. 395-406.
  • António João Cruz, João Pires, Ana P. Carvalho, M. Brotas de Carvalho, “Physical adsorption of H2S related to the conservation of works of art: the role of the pore structure at low relative pressure”, Adsorption, 11 (5-6), 2005, pp. 569-576
  • António João Cruz, “A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis”, Conservar Património, 1, 2005, pp. 5-19
  • António João Cruz, “Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial”, Conservar Património, 2, 2005, pp. 29-53

Última actualização: 02-04-2019

 

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

 


42

40

39

38

37

38

 
 
Webmaster