Sandra Almeida
Conservação e restauro de pintura de cavalete
Estágio
Local de estágio: Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa
Orientação: Carla Rego, Raúl Leite 
Discussão pública: 11 de Outubro de 2012
Resumo
A primeira parte do estágio teve como objectivo o estudo das brigadas móveis de restauradores realizadas, desde a década de 1960, pelo Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação e instituições que o antecederam. Pretendeu-se compreender os parâmetros básicos pelos quais estas brigadas se regem e qual a sua ligação com as peças entradas nas diferentes divisões da instituição.
A segunda parte do estágio, o estudo e intervenção de duas pinturas sobre tela, de artistas portugueses, realizadas no início do século XX. Uma das obras foi a pintura intitulada A Vaca, da autoria de Alves Cardoso, datada de 1902, pertencente à Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa e incorporada no Departamento de Conservação e Restauro no decorrer de uma brigada de inspecção. A outra pintura, denominada Interior da Sé de Lisboa, é da autoria de Teodósio Ferreira, data de 1919 e pertence ao Museu da Guarda. Em ambos os casos, além da investigação histórica e artística, foi realizado um estudo técnico e material, suportado por diferentes exames e análises, que foi uma ferramenta de trabalho decisiva no diagnóstico e na realização da proposta de tratamento destas obras.
Palavras-chave: Brigadas móveis de restauradores; Conservação e Restauro; Pintura; Alves Cardoso; Teodósio Ferreira.
Comunicação na forma de poster
S. Almeida, R. Leite, J. Oliveira, L. Piorro, "O contributo dos exames fotográficos para o estudo de pintura sobre tela", 2nd International Workshop on Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage, Centro de Fisica Atómica da Universidade de Lisboa, 2012.
|
|