Carina Isabel dos Anjos Saraiva
Conservação e restauro de escultura policromada

Estágio

Local de estágio: Departamento de Conservação e Restauro do Instituto de Museus e Conservação, Lisboa

Orientação: Carla Rego, Elsa Murta

Discussão pública: 12 de Outubro de 2011

Comunicação: Carina Saraiva, Elsa Murta, “How was it made? Virgin and Child: a perfect example of the typologies that characterise Malines sculpture”, comunicação sob a forma de poster ao encontro Polychrome Sculpture: Artistic Tradition and Construction Techniques, organizado pelo ICOM-CC Working Group on Sculpture, Polychromy, and Architectural Decorations, Glasgow, Escócia, 13-14 de Abril de 2012

  

Resumo

Este relatório descreve a actividade do estágio realizada na área de Escultura do Departamento de Conservação e Restauro do Instituto de Museus e Conservação. O objectivo foi o estudo, conservação e restauro de três peças distintas, iniciado pela investigação  histórica e artística, e a elaboração de uma proposta de tratamento com base nos diferentes métodos de exame e análises que se acharam necessário, assim como uma memória descritiva dos procedimentos de Conservação e Restauro levados a cabo durante a intervenção, para os diferentes casos.

As peças estudadas foram: um alto-relevo do século XVII pertencente a um grupo escultórico intitulado de Santas Mulheres (Grupo da Deposição), que representa a figura de São João, proveniente do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra; uma pequena imagem que se insere na tipologia de Malines e que representa a Virgem com o Menino Jesus, pertencente ao Museu de Alberto Sampaio, de Guimarães, e uma moldura de uma pintura da autoria de Constantino Fernandes, pertencente ao Museu José Malhoa.

O tema escolhido para estudo aprofundado foi a escultura da Virgem de Malines, não só no âmbito da conservação e restauro, mas também do estudo histórico e artístico, que aliado ao estudo material irá permitir confirmar a atribuição desta escultura à oficina flamenga de Malines.

Para tal, o relatório encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro encontra-se uma breve descrição da Imagem da Virgem com o Menino, das suas características estilísticas e da sua proveniência, seguida por um estudo histórico, artístico, iconográfico, comparativo e material, incluindo a descrição e justificação dos métodos de exame e análise escolhidos, a proposta de tratamento e a intervenção realizada.

No segundo e terceiro capítulos apresentam-se também, de forma mais sucinta, os estudos, os exames e análises efectuados, as propostas de tratamento e as intervenções realizadas nas restantes peças estudadas.

Palavras-chave: Conservação e Restauro, Escultura, Alto-relevo, Malines, Moldura, Intervenção; Estudo histórico, artístico e material.

 

 
 
Webmaster