Marta Oliveira
Conjunto escultórico em alabastro: seu estudo e intervenção

Estágio

Local de estágio: Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa

Orientação: Fernando Costa, Elsa Murta

Discussão pública: 9 de Outubro de 2012

Resumo

O estágio teve como principal objectivo o estudo e tratamento conservativo de um conjunto em alabastro de gesso representando duas figuras mitológicas Atena e Posídon, do século XVIII, pertencentes ao Museu de Grão Vasco e de uma peça em alabastro de gesso policromado, pertencente ao Museu Nacional de Arte Antiga representando Santa Bárbara, provavelmente do século XVIII.

Para as diferentes peças é apresentado o estudo histórico, artístico e iconográfico; as técnicas e materiais de execução comprovadas a partir de diferentes métodos de exame e análise utilizados; um levantamento do estado de conservação; a proposta de intervenção e finalizando com a descrição dos tratamentos conservativos das peças.

Uma parte do trabalho foi dedicado ao estudo de uma alteração superficial presente no conjunto Atena e Posídon em alabastro, de modo a concluir as prováveis causas do seu surgimento. Para tal, realizaram-se dois tipos de ensaio de envelhecimento acelerado em provetes de alabastro de gesso, um em condições de condensação e outro em condições de água corrente simulando a acção da chuva. Os resultados foram obtidos envolvendo inúmeros métodos de exames e análises, tais como: observação à lupa binocular e ao microscópio óptico, SEM-EDS, colorímetro, perfilómetro e difracção de raios X. Os resultados obtidos apontam para condições de condensação como sendo a principal causa das alterações presentes no conjunto.

Palavras-chave: Alabastro de gesso; escultura; alteração superficial; dissolução; limpeza; envelhecimento acelerado; provetes; estudo técnico e material.

Artigo

Marta Oliveira, "Study of the degradation of 18th century alabaster sculptures through accelerated aging on test samples", CeROArt, EGG-2012 - Parcours, 2013.

Comunicação na forma de poster

M. Oliveira, M. Gomes, "Estudo de uma patologia em esculturas de alabastro do séc. XVIII", 2nd International Workshop on Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage, Centro de Fisica Atómica da Universidade de Lisboa, 2012.

 

 
 
Webmaster