Joana Sofia Quaresma Figueiredo Gonçalves
Conservação e restauro de uma trompa em marfim e participação no tratamento de conservação e restauro de um presépio com maquineta e trempe

Estágio

Local de estágio: Laboratório José de Figueredo, Direcção-Geral do Património Cultural, Lisboa

Orientação: Elsa Murta, Carla Rego

Discussão pública: 9 de Outubro de 2013

    

Resumo

O trabalho surge na sequência do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro realizado na Direcção Geral do Património Cultural e incidiu no estudo e intervenção de conservação e restauro de uma peça etnográfica ― Trompa em marfim, de origem congolesa, pertencente ao acervo do Museu Antropológico da Universidade de Coimbra. O relatório aborda as várias perspectivas inerentes à obra com vista à sua conservação e preservação. Nele apresenta-se o estudo histórico, cultural e artístico da obra, a caracterização técnica e material, as intervenções posteriores à produção original e por último, a proposta de tratamento e a intervenção de carácter conservativo realizada, visando restabelecer apenas a estabilidade da obra e uma proposta de acondicionamento da peça em reserva. O estudo e intervenção da Trompa foram auxiliados com métodos de exame e análise: FTIR-µS, XRD, radiografia e fotografia com rediação UV. No segundo capítulo do trabalho expõem-se as operações realizadas na tampa de um presépio barroco com maquineta e trempe proveniente do Convento das Salésias, com vista à sua exposição na Sala do Tecto Pintado, no Museu Nacional de Arte Antiga.

Palavras-chave: Conservação e Restauro, Olifante, Marfim, Arte africana, Congo.

 

 
 
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