Maria Margarida Toscano Lopes Dias Manarte
Conjunto escultórico da Sagrada Família atribuído à oficina de Machado de Castro - Estudo comparativo e intervenção de carácter conservativo

Estágio

Local de estágio: Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Laboratório de C&R de Pintura de Cavalete e Escultura em Madeira Policromada

Orientação: Carla Rego

Discussão pública: 8 de Outubro de 2014

Resumo

No estágio apresenta-se o estudo e intervenção de um conjunto escultórico da Sagrada Família, em madeira policromada, atribuído à oficina de Machado de Castro. Pretendeu-se com o estudo caracterizar o conjunto a nível histórico e artístico bem como técnico e material, tentando confirmar a autoria adiantada sem fundamentação; e com a intervenção conservar a materialidade das obras e restaurar a sua leitura, tendo em conta a função cultual. Neste estudo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acompanhada da observação directa das obras e com o auxílio dos exames e análises disponíveis a fim de se caracterizar técnica e materialmente as obras, sendo posteriormente realizado o diagnóstico e traçado uma metodologia de intervenção reflectindo sobre a teoria da conservação e restauro. Conseguiu-se com este estágio um estudo aprofundado, ainda que não se considere completo, chegando à conclusão de que a atribuição à oficina de Machado de Castro talvez não seja a mais correcta. Após o tratamento acredita-se ter contribuído para a valoração deste conjunto tanto a nível da estabilização material como da fruição estética.

Palavras-chave: escultura; Sagrada Família; autoria; conservação; função cultual.

Comunicações orais

Margarida Manarte, Carla Rego, "Polychrome decoration: the sculpture of Our Lady by Machado de Castro (1731-1822)", Polychrome Sculpture Decorative and Tradition, ICOM - Comitee for Conservation (ICOM-CC), Tomar, 2013.

Margarida Manarte, Carla Rego, "Retouching of sculptures with worship function", II Internacional Meeting on Retouching of Cultural Heritage, Porto, 2014.

 

 
 
Webmaster