Melissa Machado
Estudo de esculturas do século XV em madeira, representando a Virgem entronizada, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa

Estágio

Local de estágio: Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa

Orientação: Carla Rego, Elsa Murta

Discussão pública: 9 de Outubro de 2012

Resumo

No âmbito da intervenção de conservação e restauro de quatro esculturas em madeira policromada, representando a Virgem em Majestade com o Menino, foi desenvolvido o estudo histórico, artístico, iconográfico e material deste conjunto. Estas obras constituem uma figuração típica da época medieval, sendo que, numa primeira abordagem, procurou-se a contextualização deste período, na história e na arte. Iconograficamente, esta figuração exibe a interpretação cristã de uma sistematização cultual da deusa-mãe e da maternidade divina que é patente desde os tempos pré-históricos. Na sua materialidade escultórica, estas obras representam um testemunho das atitudes humanas face às degradações da matéria artística, visto revelarem a presença de várias intervenções posteriores à sua execução primitiva, algumas distinguíveis pelas características dos diferentes períodos da história da arte. Este estudo material, possibilitado pelos métodos de exame e análise, também sustentou a adopção de uma metodologia de intervenção de carácter conservativo em todas as esculturas.

Foi ainda prestada colaboração no processo de conservação e restauro de um conjunto escultórico em barro policromado, figurando o episódio da Natividade, para a integração da exposição "Revelações. O Presépio de Santa Teresa de Carnide" no Museu Nacional de Arte Antiga. Foram intervencionadas três peças deste conjunto, tendo-se realizado, num segundo capítulo, uma abordagem muito sucinta sobre esta intervenção.

Palavras-chave: Conservação e Restauro; Escultura; Virgem em Majestade; Arte medieval; Presépio.

Comunicação na forma de poster

M. Machado, S. Teixeira, E. Murta, "Metodologia de intervenção: três casos particulares de esculturas medievais no Museu Nacional de Arte Antiga", 2nd International Workshop on Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage, Centro de Fisica Atómica da Universidade de Lisboa, 2012.

 

 
 
Webmaster