Ana Cristina Ferreira Fonseca
A representação do Anjo Custódio em Portugal – estudo e intervenção de uma escultura em madeira policromada proveniente de Fronteira, Portalegre

Estágio

Local de estágio: Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Laboratório de C&R de Pintura de Cavalete e Escultura em Madeira Policromada

Orientação: Teresa Desterro, Carla Rego

Discussão pública: 9 de Outubro de 2013

     

Resumo

O trabalho realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro apresenta o estudo e a intervenção realizados numa escultura representativa do Anjo Custódio de Portugal, que pertence à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Atalaia, de Fronteira. Trata-se de uma imagem de culto e de grande relevância para a comunidade paroquiana. Ao longo do relatório são apresentados os dados apurados relativamente à correcta identificação da obra, nomeadamente no tocante à sua datação, tendo em conta o enquadramento histórico e artístico e o estudo iconográfico realizados. Procedeu-se ainda à identificação e caracterização das técnicas e materiais empregues na sua execução e restauros antigos, recorrendo para o efeito aos respectivos exames e análises laboratoriais. Assim sendo, foi efectuado um levantamento do estado de conservação da obra tendo em conta os factores de degradação associados. A metodologia de intervenção teve como base os princípios enumerados pelo código de ética da Conservação e Restauro, de modo a justificar todas as operações realizadas durante a intervenção. O tratamento efectuado teve como principal objectivo a estabilização física e material da escultura, apontando sempre para a salvaguarda da obra.

Palavras-chave: Anjo Custódio de Portugal; Escultura; Estofado-esgrafitado; Estudo; Intervenção.

Comunicação oral

Ana Fonseca, “A representação do Anjo Custódio de Portugal – estudo e intervenção de uma escultura de madeira policromada”, Conservação no Quotidiano, IPT, Abril, 2013.

Comunicação na forma de poster

Ana Fonseca, "Influence of decorative motifs used in Alentejo architecture on the decoration of the sculpture Anjo de Portugal", Polychrome Sculpture Decorative and Tradition, ICOM-Comitee for Conservation (ICOM-CC), Tomar, 2013.

 

 
 
Webmaster