Ana Sofia Moreira Tavares de Azevedo
Intervenção e estudo comparativo de obras de Joaquim Rodrigo – C4, Quintais, Vau2 e 6H (1952 a 1964)

Estágio

Local de estágio: Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Laboratório de C&R de Pintura de Cavalete e Escultura em Madeira Policromada

Orientação: Teresa Desterro, Carla Rego

Discussão pública: 10 de Outubro de 2013

       

Resumo

O relatório pretende descrever o processo de intervenção de conservação e restauro de três pinturas da mesma época, designadas de Vau 2, 6H e Quintais, com autoria de Joaquim Rodrigo. A pintura C4, também do mesmo pintor, já fora intervencionada no ano anterior, mas incluiu-se neste estudo como termo de comparação com as restantes três, permitindo assim analisar uma maior abrangência cronológica da sua obra. Estas pinturas serão abordadas de um ponto de vista teórico sobre as suas características artísticas e respectivo enquadramento histórico. Além disso, este relatório levanta questões sobre a problemática de uma intervenção de conservação e restauro em arte contemporânea. Graças ao auxílio de métodos de exame e análise procurou-se compreender a materialidade e técnicas de execução das obras, bem como o seu estado de conservação, com vista à elaboração da metodologia de intervenção. No final analisam-se os resultados de todo o processo.

Palavras-chave: Pintura, Pintura Contemporânea, Joaquim Rodrigo, Nova- Figuração, Abstração.

Comunicação oral

Ana Azevedo, “Intervenção e estudo comparativo de pinturas de Joaquim Rodrigo”, Conservação no Quotidiano, IPT, Abril, 2013.

 

 
 
Webmaster