Liliane Ribeiro
Azulejaria de fachada de Ovar - Formas e agentes de alteração

Dissertação

Orientação: João Coroado, Luís Mariz Ferreira, Ricardo Triães

Discussão pública: 20 de Julho de 2011

   

Resumo

A azulejaria tornou-se, ao longo dos séculos, uma expressão artística tipicamente portuguesa, sendo o revestimento de fachada uma especificidade desse tipo de arte que tão bem reflecte o antigo gosto português e a memória de tempos idos de casas pitorescas e um modo de vida mais simples. A preservação dessa memória passa, inevitavelmente, pela conservação dos azulejos e do enquadramento arquitectónico onde se encontram.

O estudo dos materiais, das formas e agentes de alteração que os afectam é vital para a compreensão de cada caso e para a definição de uma metodologia de intervenção apropriada. Foram escolhidos para este trabalho vinte edifícios de fachada azulejada, alguns deles já intervencionados.

O estudo insere-se no projecto AZULEJAR, desenvolvido pela Universidade de Aveiro, e incluiu a recolha da documentação existente relativa a cada edifício, em colaboração com o Atelier de Conservação e Restauro de Azulejo de Ovar, o levantamento gráfico e fotográfico das formas de alteração e das intervenções executadas, a concepção e preenchimento de fichas de inventário sobre os edifícios em estudo, realização de mapeamentos das formas de alteração, e a análise do estado de conservação de cada um.

Os resultados do estudo permitiram concluir que as principais formas de degradação devem-se a falta da azulejos, lacunas de azulejos e destacamento de vidrado. Quanto aos agentes de degradação, o efeito da água é o que contribui de forma mais negativa, quer seja através do transporte de sais solúveis e posterior cristalização devida aos ciclos molhagem-secagem, quer seja como factor determinante para o desenvolvimento de microorganismos. A inexistência de manutenção nos edifícios é outros dos aspectos mais relevantes para o seu decaimento e que têm um forte impacto nos azulejos das fachadas. O estudo desenvolvido proporcionou um conjunto detalhado de informações sobre estes edifícios e que contribui para a definição de metodologias de intervenção apropriadas em trabalhos futuros com vista à preservação do património azulejar.

Palavras-chave: Azulejo, fachada, conservação e restauro, formas de alteração, agentes de alteração.

 

 
 
Webmaster