Tânia Cláudia Soares e Esteves
Painel de Azulejos da Quinta Nova

Estágio

Local de estágio: Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Laboratório de C&R de Materiais Cerâmicos

Orientação: Ricardo Triães

Discussão pública: 21 de Dezembro de 2011

Resumo

É apresentado neste trabalho o estudo e intervenção de conservação e restauro realizado num painel de azulejos de temática figurativa, de estilo barroco, provavelmente do primeiro quartel do séc. XVIII e proveniente do jardim da Quinta Nova, em Matacães, concelho de Torres Vedras.

O avançado estado de degradação do jardim e, consequentemente, do painel de azulejos, motivou o seu levantamento para futura preservação num espaço interior, tendo sido intervencionado no Laboratório de Materiais Cerâmicos do Instituto Politécnico de Tomar.

O conjunto é composto por três cenas de temática mitológica que se organizam em dois painés: No primeiro, de maiores dimensões, são retratadas as cenas de “Perseu e Andrómeda” e de “Apolo e Dafne – A lenda do loureiro”. No segundo painel, uma cena de menores dimensões, ilustra a “A morte de Piramo e Tisbe”.

O seu estudo e diagnóstico permitiram perceber que a barra que enquadra o painel não foi originalmente concebida para o mesmo e que este foi parcialmente truncado de modo a adaptar-se a este espaço, seguramente fruto de um reaproveitamento. A remarcação dos azulejos pelo tardoz, a adaptação posterior da barra e a supressão de algumas colunas de azulejos são um evidente testemunho.

A necessidade urgente de preservação deste painel devido ao abandono do espaço motivou o seu efectivo levantamento. A metodologia de intervenção adoptada teve em conta estas condicionantes de modo a permitir uma boa resposta ao nível da intervenção de conservação e restauro e da sugestão para futuro suporte e exposição do painel.

Com esta intervenção foi possível colmatar a inexistência de estudos iconográficos sobre o painel e contribuir para a sua preservação através de técnicas de conservação e restauro que respeitaram a sua integridade e debelaram os principais problemas.

Palavras-chave: Painel de azulejos da Quinta Nova; Marcas no tardoz; Diagnóstico; Conservação e restauro de azulejos.

 

 
 
Webmaster