Carolina Ribeiro de Carvalho
Estudo da cor e de argamassas de revestimento de edifícios do centro histórico de Tomar

Dissertação

Orientação: João Coroado, Fernando Sanchez Salvador

Discussão pública: 20 de Dezembro de 2011

Resumo

Os revestimentos de edifícios antigos assumem grande importância nos conjuntos urbanos históricos. Eles revelam os gostos e técnicas usadas no passado, sendo determinantes para o estado de conservação e estética dos edifícios. Simultaneamente, as cores e texturas dos materiais empregues na sua execução, reflectiam as características regionais, resultando numa identidade própria de cada local.

A caracterização dos materiais e tecnologias empregues nos revestimentos é desta forma essencial para se obter um registo dos métodos usados nos edifícios antigos, mas também um contributo determinante para metodologias futuras a serem empregues em intervenções de Conservação e Restauro futuras.

Para a realização deste estudo foram seleccionados dezassete edifícios enquadrados no Centro Histórico de Tomar.

A leitura das diferentes camadas de cor dos paramentos dos edifícios foi executada por espectrofotometria de luz visível e fotografia digital.

A caracterização das argamassas de reboco foi obtida através de dissolução ácida das amostras, análise granulométrica, difracção de raios X (XRD) e espectrometria de fluorescência de raios X (XRF).

Concluiu-se que as cores mais comuns nos paramentos dos edifícios seleccionados eram o branco, o amarelo, o vermelho, o rosa, o azul e o cinzento.

Quanto às argamassas de reboco, determinou-se que a proporção de ligante/agregado era bastante semelhante (1:2 ou 1:3), com algumas excepções em que a quantidade de agregados era superior. Em todas as amostras, concluiu-se que o ligante usado era de natureza aérea, visto não terem sido detectados compostos de natureza hidráulica. A natureza dos agregados é maioritariamente siliciosa, não obstante a presença de óxidos de ferro, responsáveis pela coloração avermelhada das argamassas.

 Palavras-Chave: Revestimentos, Cor, Argamassas, Centros Históricos, Conservação, Restauro, Tomar.

 

 
 
Webmaster