Susana Teixeira
S. Roque: estudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barroca

Estágio

Local de estágio: Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa

Orientação: Carla Rego, Elsa Murta

Discussão pública: 9 de Outubro de 2012

Resumo

O estágio teve como objectivo o estudo e intervenção de três obras, que se revelaram completamente distintas quanto às suas características e problemas apresentados. A obra que foi objecto de atenção mais detalhada é uma escultura em madeira policromada e estofada, representando São Roque, do séc. XVIII, pertencente ao Núcleo Museológico do Regimento de Infantaria N.º 14, em Viseu. Complementarmente, foram também objecto de estudo e intervenção duas obras do Museu Nacional de Arte Antiga, de Lisboa: uma escultura medieval representando a Virgem Entronizada com o Menino, em madeira e tela encolada e policromada, da Coleção Comandante Ernesto Vilhena, e um presépio em barro policromado, do séc. XVIII, de António Ferreira.

Palavras-chave: Conservação e Restauro; Escultura Barroca; São Roque; Virgem entronizada com o Menino; escultura medieval; Presépio em barro policromado.

Comunicação na forma de poster

M. Machado, S. Teixeira, E. Murta, "Metodologia de intervenção: três casos particulares de esculturas medievais no Museu Nacional de Arte Antiga", 2nd International Workshop on Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage, Centro de Fisica Atómica da Universidade de Lisboa, 2012.

 

 
 
Webmaster