Ricardo Triães

É licenciado em Conservação e Restauro (2001) pelo Instituto Politécnico de Tomar e mestre em Minerais e Rochas Industriais (2004) pela Universidade de Aveiro com a apresentação da dissertação subordinada ao tema “Estudo Composicional e Tipológico de Materiais Cerâmicos da Civitas de Conimbriga”.

Entre 2001 e 2004 foi docente convidado na Escola Profissional de Arqueologia no Marco de Canaveses para os módulos de materiais cerâmicos arqueológicos. Nesse período desenvolveu actividade como profissional liberal e participou em alguns projectos de arqueologia, nomeadamente na conservação e restauro de materiais cerâmicos arqueológicos, registo e inventariação, desenho arqueológico e desenho de materiais arqueológicos.

Em 2003 foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para a obtenção do grau de Mestre. Em 2004 foi colaborador da Signinum, Gestão de Património Cultural.

É docente da Escola Superior de Tecnologia de Tomar desde 2004. Entre outras, lecciona as unidades curriculares de Conservação e Restauro 2 - Materiais Cerâmicos (da licenciatura) e Conservação e Restauro Aplicada - Materiais Cerâmicos (do mestrado).

Frequenta desde 2006 o doutoramento em Geociências na Universidade de Aveiro e é bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É associado da ARP, Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal na especialidade de azulejo, cerâmica e vidro.

Publicações

  • Ricardo Triães, Paulo Félix e João Coroado, “Estudo da conservação de duas cerâmicas da estação do Bronze final da Quinta da Pedreira (rio de Moinhos, Abrantes)”, in Actas do congresso A investigação no Ensino Superior Politécnico (Santarém, 19-20 de Maio de 1999), vol. 1, 1999, pp. 117-122.
  • João Coroado, Ricardo Triães, Paulo Félix, Fernando Rocha e Celso Gomes, “Compositional and Textural Characterisation of a Group of Pottery Sherds from the Late Bronze Age Settlement of Quinta da Pedreira (Abrantes, Portugal)”, Actes du XIVe Congres de L’UISPP, 2001,  pp. 61-69.
  • Ricardo Triães, Virgílio H. Correia e João Coroado, “A utilização dos materiais cerâmicos de construção em Conimbriga”, Conimbriga, 45, 2002, pp. 153-164.
  • Ricardo Triães, João Coroado e Virgílio H. Correia, “A cidade romana de Conimbriga e as primeiras utilizações dos materiais cerâmicos de construção”, Kéramica, 225, 2002, pp. 50-59.
  • Ricardo Triães, “O sítio arqueológico do Casal do Minhoto – Contributo para a caracterização da ocupação romana no território de Riachos”, Castelo Velho, 1, 2003, pp. 20-25.
  • Ricardo Triães, João Coroado, Celso Gomes, Virgílio H. Correia e Fernando Rocha, “Typology of ceramic materials utilized in the roman civitas of Conimbriga”, in J. L. Pérez Rodriguez (ed.), Applied Study of Cultural Heritage and Clays, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid, 2003, pp. 169-185.
  • Virgílio H. Correia, João Coroado, Luís Fernandes, José Ruivo e Ricardo Triães, “Produção e difusão de cerâmicas industriais em Conimbriga e territórios limítrofes”, in V Mesa Redonda Internacional sobre Lusitania Romana: Las Comunicaciones (Cáceres 2002), Ministerio de Cultura, 2004, pp. 297-320.
  • Ricardo Triães, “Materiais do Sítio do Casal do Minhoto (Riachos, Torres Novas)”, Conimbriga, 47, 2008, pp. 71-80.

Última actualização: 1-7-2009

 

 

Prof. Adjunto
Gabinete G213
Extensão 3213
rtriaes@ipt.pt


Laboratório de Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos


Nota biográfica
Publicações

 
 
Webmaster