Laboratório de Conservação e Restauro – área de Materiais Cerâmicos

Responsável: Ricardo Triães

A área de Materiais Cerâmicos do Laboratório de Conservação e Restauro ocupa dois espaços.

Numa das salas desenvolvem-se as aulas práticas, onde os alunos contactam com os diferentes tipos materiais cerâmicos, em diversas acções de conservação e restauro sobre objectos de valor arqueológico, cultural ou decorativo.

A segunda sala é um espaço polivalente onde se situam: as áreas de armazenamento de produtos e materiais e também dos objectos em intervenção; um espaço para o trabalho com solventes ou outros materiais que requerem mais cuidados, incluindo a extracção de gases; equipamento para a secagem e cozedura de objectos cerâmicos; espaço para a consolidação e limpeza de objectos cerâmicos; e zona de embalagem e acondicionamento de materiais.

O espaço dedicado à conservação e restauro de materiais cerâmicos acolhe também os alunos que, tendo já frequentado a unidade curricular de Conservação e Restauro 2, queiram desenvolver trabalhos em objectos próprios ou em tratamento no laboratório, disponibilizando para o efeito os materiais necessários.

São também desenvolvidos projectos de conservação e restauro de colecções cerâmicas em colaboração com instituições ou até mesmo com particulares, tendo em vista a preservação do património cultural.

Actividades

  • Exposição Azulejos do Museu Municipal Carlos Reis – do séc. XVII ao séc. XX - Notícia
 
 
 
Webmaster