Teresa Desterro

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1984), concluiu o Mestrado em História da Arte: Renascimento e Maneirismo (1996), na mesma Universidade, sob a orientação do Professor Doutor Vítor Serrão.

Doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008) novamente com orientação do Professor Doutor Vítor Serrão, Professor Catedrático daquela Faculdade.

É membro integrado do Centro de Estudos Francisco de Holanda da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

É formadora reconhecida pelo Centro de Formação Contínua de Professores da Universidade do Minho, tendo já ministrado diversos Cursos de Formação destinados a docentes do Ensino Secundário.

Desde 1998 que exerce funções de docência no Instituto Politécnico de Tomar, como Equiparada a Professora Adjunta, onde leccionou e/ou lecciona diversas unidades curriculares, dos Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Conservação e Restauro: História Medieval de Portugal, História Moderna de Portugal, História da Arte I (Antiguidade), História da Arte II (Idade Média), História da Arte Medieval em Portugal, História da Arte III (Renascimento, Maneirismo e Barroco), História da Arte Contemporânea (Arte dos Séculos XIX e XX) Arte do Modernismo em Portugal e História da Arte Portuguesa II. Leccionou ainda algumas disciplinas, também de História da Arte, no âmbito dos Cursos de Fotografia e de Artes Plásticas – Pintura, no mesmo Instituto Politécnico.

É autora de diversos livros e tem publicado diversos estudos em revistas de especialidade e colaborado em Catálogos de Exposições (temporárias ou permanentes): Do Gótico ao Maneirismo. A Arte na Região de Mafra na Época dos Descobrimentos, Mafra, 2000; Cister, Espaços, Territórios e Paisagens, IPPAR, 2001; Tempo e Devoção. Sete Séculos de Arte Sacra em Sesimbra, Sesimbra, 2001; Arte Sacra em Sesimbra (Catálogo do Museu de Arte Sacra de Sesimbra), Sesimbra, 2004; O Tapete Oriental no Mundo Ocidental, MNAA, Lisboa, 2007.

Tem apresentado diversas comunicações em Congressos nacionais e internacionais.

Integrou a equipa responsável pelo Inventário do Património Artístico do Concelho de Santarém (2001-2005).

Projectos de investigação recentes

  • Desenvolve, a convite do Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, um trabalho de investigação, que se destina à publicação de um livro a editar aquando da comemoração dos 500 anos da sua Misericórdia, em 2010.

Principais publicações recentes

  • António João Cruz, Maria Teresa Desterro, Erica Eires, Sónia Costa, Carla Rego, "Ser ou não ser Metsys: o desenho subjacente do Tríptico da Vida de Cristo, de Tomar, e a sua atribuição autoral", Artis - Revista de História da Arte e Ciências do Património, 5, 2017, pp. 104-113, http://www.ciarte.pt/textos/fichas/201707.html
  • António João Cruz, Erica Eires, Luís Dias, Teresa Desterro, Carla Rego, "Identification of vivianite, an unusual blue pigment, in a sixteen century painting and its implications", Color Research and Application, 43(2), 2018, pp. 177-183, https://doi.org/10.1002/col.22181.
  • Teresa Desterro, O Mestre de Romeira e o Maneirismo Escalabitano (1540-1620), Ed. Minerva, Coimbra, 2000.
  • Teresa Desterro, O Retábulo da Varziela, uma obra-prima de João de Ruão, Ed. Câmara Municipal de Cantanhede, Cantanhede, 2001.
  • Teresa Desterro, “O Tapete na obra pictórica de Francisco de Campos”, in Jessica Hallett, O Tapete Oriental em Portugal Tapete e Pintura, Séculos XV-XVIII, MNAA, Lisboa, 2007.
  • Teresa Desterro, “O pintor maneirista Francisco de Campos (act. 1535-1580): influências e originalidades”, in O Largo Tempo do Renascimento – Arte, Propaganda e Poder, Ed. Caleidoscópio, Lisboa, 2008.
  • Maria Teresa Desterro, "O retábulo pictórico da capela de Santa Catarina de Alpedrinha", Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 7-8, 2009, p. 131-144
  • Margarida Valla, Maria Teresa Desterro, “A obra de arte como construção do Património”, Actas do Simpósio Património em Construção. Contextos para a sua Preservação, LNEC, Lisboa, 2011, pp.151-158
  • Maria Teresa Desterro, “Novas clientelas e novos destinatários na pintura portuguesa da segunda metade do século XVI – o poder das imagens”, in Actas do quinto ciclo de Conferências de Ciências da Arte: Arte e Sociedade, Lisboa, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2011, pp.82-99
  • Maria Teresa Desterro, “O Mestre de Abrantes (Cristóvão Lopes(?) e os pintores da sua 'entourage'. Continuidades e rupturas num tempo de mudança”, in Isilda Jana, Gustavo Portocarrero, Davide Delfino (ed.), Actas das II e III Jornadas Internacionais do MIAA - Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Abrantes, Câmara Municipal de Abrantes, 2013, pp. 79-89
  • Maria Teresa Desterro, "Francisco de Campos, autor do ignoto retábulo pictórico do Nasher Museum of Art of Duke University de Durham (Carolina do Norte – EUA)", Artis, Revista do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras, 2ª série, 1, 2013, pp. 76-83

Última actualização: 02-04-2019

 

 

Prof.ª Adjunta
Gabinete G204
Extensão 3204
teresa.desterro@ipt.pt


Nota biográfica
Projectos de investigação
Publicações

 
 
Webmaster