Madalena Larcher

Licenciada em História pela Universidade de Brasília, em Dezembro de 1981, e doutorada em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, em Dezembro de 1997, foi bolseira da Junta Nacional de Investigação Científica, de post doutoramento na Universidade Católica de Lovaina em 1998-1999.

Integra desde o ano lectivo de 1999-2000 como docente o Instituto Politécnico de Tomar, onde lecciona e/ou leccionou as disciplinas de História Universal, de História Moderna, História Moderna de Portugal, História da Expansão, Culto e Mundividência Sacros, Cultura Portuguesa e Seminário de orientação da monografia de fim de curso.

No âmbito deste mesmo instituto, tem desenvolvido diversas actividades académicas, nomeadamente:

  • coordenou os colóquios: Os Conventos Franciscanos – História, Arte e Património I e II, o primeiro realizado no Convento de S.Francisco, em Guimarães, em Abril de 2001, no qual participou com a comunicação Os Conventos Franciscanos no Brasil; e o segundo na Biblioteca D.Dinis, em Odivelas, em 20 de Novembro de 2002, subordinado ao tema Os Conventos Franciscanos Post 1834, no qual apresentou a conferência: A Província da Arrábida: origens históricas, espiritualidade e património.
  • co-coordenou, em 15 de Dezembro de 2003, o colóquio A Ordem de Cristo, História, Arte e Património I, realizado em Lisboa, no Palácio da Independência, organizado pelo Centro de Estudos de Arte e Arqueologia - Instituto Politécnico de Tomar, no qual apresentou a comunicação: A Ordem de Cristo e as Matrizes Eclesiásticas do Império.
  • proferiu, a 10 de Outubro de 2006, a conferência A Escola de Salamanca e a sua Projecção na Universidade e Colégios de Coimbra, no âmbito do Colóquio sobre o Colégio da Ordem de Cristo em Coimbra, realizado nesta cidade, na Casa da Cultura..
  • proferiu, a 18 de Outubro de 2006, a conferência A Ordem de Cristo e o Padroado na Visão de um Cardeal Rei no Convento de Cristo, integrada no 4º Ciclo de Conferências do mesmo Convento.
  • co-coordenou o colóquio A Ordem de Cristo ao Tempo de Carlos Seixas, em Coimbra, em Março de 2004, organizado pelo Centro de Estudos de Arte, Arqueologia e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar, em colaboração com a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, no qual também participou com a comunicação: A Ordem de Cristo e o Brasil no Reinado de D.João V.
  • em termos de publicações de monografias de alunos finalistas, por si orientadas, participou, em Outubro de 2004, por convite e organização da Câmara Municipal da Sertã, da sessão solene de lançamento da monografia O Convento de Santo António da Sertã, da autoria de Susana Ferreira, e em 22 Maio de 2009, a convite da Misericórdia de Santarém, do lançamento da monografia O Cónego Joaquim Maria Duarte Dias e a sua Obra (1830-1917), da autoria de Inês Durão.

Integra, como investigadora, desde 1998, o Centro de História de Além-Mar - C.H.A.M (Universidade Nova e Universidade dos Açores), colaborando em projectos de investigação e de organização de congressos relacionados com história do Brasil e da expansão, tendo procurado, desde que iniciou a docência no Instituto Politécnico de Tomar, associar a este grande parte dessa participação, nomeadamente nos congressos internacionais, vários organizados por sua iniciativa na ligação à história de Tomar e da Ordem de Cristo:

  • interveio no Congresso Dos Açores às Fronteiras do Brasil, realizado na cidade da Praia da Vitória, de 16 a 19 de Novembro de 2001, no âmbito das comemorações dos 500 Anos da Descoberta do Brasil, em parceria com a Universidade dos Açores, com a comunicação intitulada A Igreja e a colonização do Brasil Setentrional, no Século XVII.
  • interveio no Congresso Internacional de História D.João III e o Império, organizado pelas Universidades Nova e Católica, como membro da Comissão Organizadora, e com a comunicação D.João III e as Matrizes Canónicas do Brasil; associou o Instituto Politécnico de Tomar a este congresso, que foi solenemente encerrado no Convento de Cristo (Junho de 2002).
  • integrou desde Maio de 2003 a comissão organizadora do ciclo de conferências intitulado A Ordem de Cristo e a Expansão, que decorreu ao longo do ano de 2004 em Tomar, Lisboa, Covilhã, Madeira e Açores, encarregando-se nomeadamente das sessões decorridas em Tomar: Sessão de Abertura (6 de Fevereiro);  A Ordem de Cristo, a Arte e a Expansão (16 de Abril) e a A Ordem de Cristo e o Padroado (24 de Setembro); no âmbito desta última participou com a conferência A Ordem de Cristo e a Construção do Império: a Política Eclesiástica e o Direito Internacional.
  • leccionou no Curso de Pós-Graduação e Mestrado da Universidade Nova, realizado em Lagos várias sessões sobre História do Brasil (A Evolução do Padroado no Brasil: séculos XVI, XVII e XVIII), nos anos lectivos de 2004-2005 e 2005-2006.
  • interveio no Congresso Internacional O Espaço Atlântico de Antigo Regime: Poderes e Sociedades, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, que decorreu de 2 a 5 de Novembro de 2005, com a comunicação intitulada Igreja e Sociedade no Brasil Seiscentista.
  • interveio no Colóquio Construção e Dinâmica Das Sociedades Atlânticas, promovido pelo Centro de História de Além-Mar, da Universidade Nova, e pelo Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, da Universidade dos Açores, o qual decorreu na cidade de Praia da Vitória, de 25 a 27 de Novembro de 2005, tendo apresentado a comunicação Clero e Contestação Social no Brasil.
  • em ligação do Centro de História de Além-Mar, da Universidade Nova, com o Centro de Estudos de Arte e Arqueologia - Instituto Politécnico de Tomar, organizou, conjuntamente com o Presidente daquele centro, bem como com o do Centro de Estudos de Arte e Arqueologia – Instituto Politécnico de Tomar, o Curso A Expansão Portuguesa no Século XVII, um ciclo de 18 sessões (de Outubro de 2005 a 30 de Março de 2006), com a participação de professores de várias Universidades portuguesas e estrangeiras, no âmbito do qual proferiu a conferência Estratégias Políticas e Articulação de Poderes no Estado do Maranhão.
  • proferiu, respectivamente em 5 de Abril e 4 de Outubro de 2007, as conferências A Ordem de Cristo sob a Vocação do Império: o tempo dos Duques de Viseu como Governadores (1420-1495) ,e A Ordem de Cristo, da Reforma Joanina ao fim da Dinastia de Avis, integradas no âmbito do Curso A Ordem de Cristo (Curso Anual) organizada pelo Centro de História de Além-Mar em ligação ao Centro de Estudos de Arte e Arqueologia, do Instituto Politécnico de Tomar.
  • presidiu a Comissão Científica do Colóquio Internacional Cristianismo e Império: Conceitos e Historiografia, organizado pelo Centro de História de Além-Mar – C.H.A.M,da Universidade Nova, e pelo Centro de Estudos de Arte e Arqueologia – C.E.A.A., em Tomar de 18 a 20 de Junho de 2008, no Convento de Cristo, no qual proferiu a conferência O Projecto Régio de um Seminário em Tomar (1557-1580): a tentativa mais séria de concretizar a jurisdição ultramarina da Ordem de Cristo.
  • proferiu, nas I Jornadas do Património Cultural em Tomar, organizadas pelo Centro de Estudos de Arte e Arqueologia/ IPT, pela Academia Nacional das Belas Artes e pelo Grupo dos Amigos do Convento de Cristo, em Tomar nos dias 17 a 19 de Abril, a conferência Santa Maria do Olival, sede da jurisdição da Ordem de Cristo.
  • co-coordenou o Colóquio A Diocese de Angra e a Evangelização Ultramarina, organizado pelo Centro de História de Além-Mar – CHAM da Universidade Nova e pela Universidade dos Açores, realizado em Angra do Heroísmo em 3 e 4 de Novembro de 2008, onde participou com a conferência As Relações entre Tribunais Civis e Eclesiásticos no Maranhão (4 de Novembro de 2008).

Tem participado com conferências em outras iniciativas académicas, como por exemplo por ocasião do Congresso Internacional do Centre de Recherches et d'Echanges sur la Diffusion et l'Inculturation du Christianisme - CREDIC, em Basileia, em 1989; no Coloquio Internacional de Lovaina (Leuven), de 20 a 23 de Noviembre de 1991, Rebelión y Resistencia en el Mundo Hispánico del Siglo XVII; no Congresso Internacional de História: Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas, organizado pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, em 1992; ou em outras para as quais tem sido convidada como: Luís Figueira, Fundador da Missão da Companhia de Jesus no Maranhão, por ocasião da comemoração do tricentenário da morte deste religioso, a convite da diocese de Beja, em Maio de 1994; ou Luís Figueira, de Almodôvar à Foz do Amazonas, a 9 de Outubro de 2004, em sessão organizada pela Câmara Municipal de Almodôvar.

Projectos de investigação recentes

  • História das Dioceses Ultramarinas, Centro de História de Além-Mar – C.H.A.M

Principais publicações recentes

  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “La Structuration Diocésaine à l'Intérieur d'une Eglise Missionnaire: le Maranhão au XVIIe.siècle”,in Des Missions aux Eglises: Naissance et Passation des Pouvoirs, XVIIe.-XXe. Siècles, Actes de la Xe.Session du CREDIC, Lyon, 1990, pp. 54-83.
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher,“Coesão e Revolta no Maranhão seiscentista: os conflitos entre poderes civis e eclesiásticos”, in Rebelión y Resistencia en el Mundo Hispánico del Siglo XVII, Actas del Coloquio Internacional, Lovaina, 20-23 de Noviembre de 1991, Leuven, 1992, pp.192-204.
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher,“Igreja no tempo de S. João de Deus”, in Hospitalidade com S. João de Deus no coração da História, Lisboa, 1994, pp.139-151.
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher,“Tensões entre episcopado e clero missionário na Amazónia (século XVII/XVIII)”, in Actas do Congresso Internacional de História, Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, v. III, pp.671-697.
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “Jean de Saint Athanase” in Dictionnaire d'Histoire et de Géographie Ecclésiastique.
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, A Vida Religiosa no Estado do Maranhão - A Diocese de S. Luís, da Fundação ao Desmembramento do Pará (1677-1720), Louvain-la-Neuve, 1997 (tese de doutoramento; policopiado).
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, Os Factos e as Ideias Políticas nas Grandes Linhas da História da Cultura Europeia, t. I: A Génese da Europa, Instituto Politécnico de Tomar, 2003 (policopiado).
  • Maria Madalena P. J. Oudinot Larcher, “Jean Philippe Bettendorff, Missionnaire à l’État du Maragnon au XVIIe.Siècle”, in Art Religieux et Croyances Populaires en Ardenne et Luxembourg, Bastogne, 2007.

Última actualização: 15-7-2010

 

 

Prof.ª Adjunta
Gabinete G216
Extensão 3216
mlarcher@ipt.pt


Nota biográfica
Projectos de investigação
Publicações

 
 
Webmaster