Fernando Sanchez Salvador
Arquitecto pela ESBA Lisboa.  Especialização em Conservação e Recuperação de Edifícios e Monumentos, na  ESBAL/DA, e Técnicas de Intervencion en el Patrimonio Arquitectónico –  Reestructuración en Madera, na Universidad de Oviedo. 
 Participou em diversos seminários internacionais  de arquitectura, urbanística e design, bem como de património arquitectónico. A  par da sua actividade profissional, desenvolveu investigação  ligada ao ensino em diversas escolas, nomeadamente no IPT-ESTT – Professor da  Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro e coordenação científica de  Património Arquitectónico; Professor Auxiliar Convidado de Projecto na FAUTL –  Licenciatura em Arquitectura de Interiores, sendo coordenador do 5.º ano da  referida licenciatura. Tem colaborado, na FAUTL – Mestrado de Reabilitação da  Arquitectura e Núcleos Urbanos – Seminários Temáticos de Projecto – Conservação  de Edifícios do Século XX. 
 Foi como convidado, Professor Associado  de Projecto, na DA/UAL.  
 Apresentou diversas comunicações,  proferindo conferências e palestras em encontros nacionais e internacionais  sobre arquitectura, património e design. 
 Desde 1983, tem participado  regularmente em exposições individuais e colectivas, de arquitectura e design,  em Lisboa, Porto, Leiria, Sintra, Madrid, Barcelona, Paris, Versailles, Milão,  Bolonha, Londres, Bruxelas, São Paulo e Helsínquia. 
 Está representado nas colecções da  Secretaria de Estado da Cultura, futuro Museu Nacional das Artes Decorativas, e  no museu privado “Lisboa Museu do Design”, CCB. 
 Publicações nacionais e estrangeiras  têm divulgado regularmente trabalhos seus de arquitectura e design, de que se  destaca o recente livro Contemporary  World Interiors, de Susan Yelavich, Phaidon Press Inc, New York, 2007. 
 Em Lisboa, com atelier com Margarida  Grácio Nunes, tem desenvolvido actividade no campo da arquitectura e urbanística  (planos gerais de urbanização e de pormenor), projectos e obras de edifícios  públicos e privados, intervenções de reabilitação e restauro de edifícios,  transformação de interiores, desenho de mobiliário e de objectos. 
 Tem sido premiado em diversos concursos  nacionais e internacionais de arquitectura, bem como em concursos por convites  de instituições públicas e privadas; de referir o Prémio Municipal de Arquitectura Eugénio dos Santos, Reabilitação  Urbana/CML – com o edifício LUX.frágil, em Lisboa. 
 Projectou o pavilhão da Região Autónoma  dos Açores na Expo 98, em Lisboa, e na Expo Am Meer Wilhelmshaven Beitrag zur  EXPO 2000, Hannover, na Alemanha; os edifícios dos Lares de N.ª Sª da Graça, Tomar  – nomeação para o prémio “A Pedra na Arquitectura”, Ordem dos Arquitectos; 74ª  Feira do Livro de Lisboa, nomeação para o prémio “Outros Mercadus –  arquitectura/espaços efémeros”; 75ª Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo  VII.  Recuperação e adaptação de espaços  do Palácio Nacional da Pena, em Sintra – menção honrosa da II Trienal Internacional de Arquitectura de Sintra; reconversão de  quatro armazéns portuários em Santa Apolónia – Restaurante Bica do Sapato, em  Lisboa, e respectivo plano de reordenamento urbano, entre outros. 
 Tem participado em diversos júris e  comissões de concursos de arquitectura, inclusive como representante da  AAP/Ordem dos Arquitectos. 
 Membro  do ICOMOS e do ISC20C – International Scientific Committee on 20th Century  Heritage – Portuguese National Delegate.  
Última actualização:
  1-7-2009 
 | 
  | 
        
     Prof.  Adjunto 
          Gabinete  G208 
          Extensão 3208 
      
 |