Fernando dos Santos Antunes

Concluiu o mestrado em História da Arte, na área de especialização em Teorias de Conservação e Restauro do Património Artístico (2003), e a pós-graduação em História da Arte (2001), da Universidade Lusíada de Lisboa. Concluiu a licenciatura em Arte Arqueologia e Restauro, na vertente de Arte Lusíada (1997) – Curso de Estudos Superiores Especializados (C.E.S.E.), e o Bacharelato em Tecnologia em Conservação e Restauro (1993), na Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).

Frequentou o Curso de Formação de Formadores e Facilitadores em Empreendedorismo (2007), o Curso de Especialização em Restauro de Mobiliário no Palácio Spinelli, em Florença, Itália (1998) e o Curso de Formação de Formadores no Domínio do Património Cultural, pelo Gabinete Português de Estudos Humanísticos (1993).

Como docente da área científico-pedagógica de Conservação e Restauro, desde 1994, ano em que iniciou funções, tem assegurado, as componentes teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais de algumas unidades curriculares dos Cursos de Bacharelato, Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro, da especialidade de Conservação e Restauro de Mobiliário, incluindo Projecto em Conservação e Restauro e Estágio (em especialidades e áreas diversas), e das áreas de Preservação de Colecções e de Controlo Ambiental; bem como das especialidades de Conservação e Restauro de Talha Dourada e Policromada, de Escultura em Marfim, de Materiais Cerâmicos (Cerâmicas Comuns, Faiança, Porcelana e Azulejo), de Documentos Gráficos, e de Materiais Pétreos; da área de Técnicas de Produção Artística (de Talha, Mobiliário, e Metais); da área de Gestão da Conservação (Projectos, Orçamentos e Planeamento para a Conservação e Restauro).

Exerceu funções como Técnico de Conservação e Restauro (1993-1996) e como Conservador-Restaurador (1997-actualidade) nos Laboratórios de Conservação e Restauro da ESTT assegurando a coordenação, direcção técnica e execução de intervenções nas especialidades do Laboratório de Conservação e Restauro de Madeiras (LCRM) – Talha, Mobiliário Religioso e Civil, Artefactos e Estruturas em Madeira – do qual é responsável (1996-actualidade) e, também, algumas intervenções nas especialidades de cerâmica, escultura e pintura de cavalete com suportes em madeira, no âmbito da prestação de serviços ao exterior, efectuados para organismos públicos (administração pública central e local) e privados (misericórdias, entidades religiosas e particulares).

Tem assegurado a orientação técnica, científica e pedagógica de estágios curriculares, extracurriculares e profissionais em conservação e restauro sobretudo nas especialidades do LCRM (Talha, Mobiliário, Artefactos e Estruturas em Madeira), mas, também, nas especialidades de escultura em madeira policromada e suportes de pintura, materiais etnográficos, materiais cerâmicos (cerâmica arqueológica, faiança, porcelana, azulejo), têxteis, documentos gráficos, quer no IPT, quer no exterior, no país e no estrangeiro.

Tem efectuado algumas peritagens em bens culturais com suporte em madeira, em particular de mobiliário, talha e bens culturais com suportes em madeira, ao nível da identificação dos materiais, técnicas e tecnologias de produção, em parceria com o Laboratório de Física e Química, para os processos de exame e análise (1994-actualidade).

No âmbito da sua missão como docente e como conservador restaurador tem desenvolvido actividades e funções diversas relacionadas com serviço organizacional no contexto da conservação e restauro e do LCRM destacando-se as funções de Membro da Comissão de Coordenação do Mestrado em Conservação e Restauro (2008-actualidade) e de Coordenador da Comissão de Estágios do DACR, assegurando a colocação dos alunos do Curso de Conservação e Restauro, em processo de estágio, quer no país, quer no estrangeiro, através do estabelecimento de contactos com as entidades acolhedoras e da promoção da assinatura de protocolos (2004-actualidade).

Tem participado, como interveniente e como assistente, em várias acções, eventos culturais e formativos (conferências, mesas-redondas, palestras, colóquios, seminários, encontros) relacionados com a salvaguarda e valorização, com a preservação, e com a conservação e restauro de bens culturais, nas áreas das diversas ciências aplicadas ao património – história, história da arte, física, química, materiais e biologia (1992-actualidade).

Fez parte da equipa do consórcio, como consultor especialista em Conservação e Restauro do IPT, que produziu e redigiu o Estudo Sectorial publicado pelo Instituto para a Qualidade na Formação (IQF) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social intitulado: Preservação, Conservação e Valorização do Património Cultural em Portugal: Evolução das Qualificações e Diagnóstico das Necessidades de Formação. Este Estudo integra uma Separata com os Perfis Profissionais do Sector. Colecção Estudos Sectoriais N.º 31. Lisboa: IQF, Abril de 2006.

Organizou uma palestra sobre Primeiros-Socorros (1999).

Foi sócio-gerente, fundador e técnico, da firma do sector de actividade da Conservação e Restauro: Regra de Ouro, Sociedade de Restauradores, Lda. (1994-1997).

Colaborou na montagem de várias exposições (1993-1997).

Participou em escavações arqueológicas (1992).

Participou em trabalhos de inventariação de bens patrimoniais (1991).

Última actualização: 1-7-2009

 

 

Equiparado a
Assistente do 2.º Triénio

Gabinete G211
Extensão 8105
fantunes@ipt.pt


Laboratório de Conservação e Restauro de Madeiras

 
 
Webmaster