Laboratório de Conservação e Restauro – área de Documentos Gráficos

Responsável: Leonor Loureiro

Na área de Documentos Gráficos, o Laboratório conta, para o seu funcionamento, com duas docentes que asseguram as unidades curriculares de CR7 (Licenciatura) e CRA Documentos Gráficos (Mestrado), que garantem a orientação técnica, científica e pedagógica a alunos que desenvolvam trabalhos no Instituto ou externos, no país e no estrangeiro, no âmbito de Aulas Práticas Laboratoriais, Estágios Curriculares, Estágios Extracurriculares e Laboratórios Livres.

Neste área, o laboratório desenvolve:

  • Estudos, projectos e planeamento de acções de preservação, conservação e restauro em objectos, colecções particulares, colecções institucionais, bibliotecas e arquivos;
  • Propostas e orçamentos para intervenções em bens culturais da área, bem como emite pareceres técnicos;
  • Projectos de Investigação nas diferentes vertentes específicas da área de Papel, Documentos e Livro;
  • Conceitos éticos e deontológicos para a aplicação das boas práticas em Conservação e Restauro de Documentos Gráficos;
  • Gestão e manutenção de recursos físicos, técnicos e tecnológicos necessários para o decorrer das aulas e serviços prestados;
  • Visitas técnicas a escolas, individualidades e instituições que o requeiram.

A área de Documentos Gráficos funciona em dois espaços: sala principal e sala húmida. A sala principal é um espaço polivalente onde se desenvolvem as aulas práticas e teórico-práticas das disciplinas de CR7 e CRA. É onde os alunos contactam com as diferentes tipologias de documentos gráficos, nas vertentes papel e pergaminho, sob diversos formatos – documento avulso, livro, arte e objectos tridimensionais em papel, e é onde os alunos têm a possibilidade de contactar com inúmeros objectos em diversas fases de tratamento. A sala húmida é onde se efectuam tratamentos mais especializados como limpezas por via húmida, branqueamentos e aplicação de solventes.

Presentemente,na área de Documentos Gráficos, o laboratório está envolvido com a Câmara da Batalha, no âmbito da preservação, conservação e restauro de diversos documentos e mapas escolares, a serem incorporados no novo Museu Concelhio.

 

 
 
 
Webmaster